A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que estão abertas inscrições para cursos de qualificação profissional nos segmentos de alimentos. Os cursos que integram o programa ‘Qualifica + VG’ têm número de vagas limitadas, por isso, é importante que a população esteja atenta aos locais de inscrições e as datas previstas para a realização do cadastro.

No Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Rei são oferecidas 15 vagas para o curso de Panificação Artesanal. Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos. O curso tem carga horária de 40 horas (período integral). As aulas terão início no dia 15 de agosto.

Também no CRAS Cristo Rei estão abertas as inscrições para o curso de Produção e Derivados do Leite (requeijão, doces, iogurte e manteigas).  O curso tem carga horária de 40 horas (período integral). Para esta modalidade estão sendo oferecidas 15 vagas. As aulas terão início no dia 22 de agosto.

Na Administração Regional (Subprefeitura) estão abertas inscrições para dois cursos de qualificação. O curso de Transformação Caseira de produtos embutidos e defumados e beneficiamento de carne de frango, tem carga horária de 24 horas (integral) e vagas para 15 pessoas. As aulas terão início no dia 29 de agosto.

O coordenador do Núcleo de Qualificação da Secretaria de Assistência Social, Jovanil Flores da Silva, informa que neste semestre serão realizados mais de 80 cursos, de baixa e longa duração, por isso é importante que os interessados procurem as unidades dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS de suas regiões, para buscarem todas as informações referentes aos cursos, as datas de inscrições, o horário das aulas, e principalmente, o número de vagas.

“Essas informações são importantes uma vez que os cursos estão sendo promovidos em todas as unidades e, muitas das vezes, o usuário deixa de fazer porque perdeu o prazo para a inscrição, ou não buscou a informação necessária quanto ao horário estabelecido para cada capacitação. Os cursos são realizados em período integral, outros acontecem à noite, por isso a necessidade de observar todos os detalhes no momento da inscrição”.

Jovanil Flores da Silva informa ainda que todos esses cursos estão sendo realizados em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os alunos que efetivarem a inscrição irão receber todo o kit escolar, uniforme, material impresso e alimentação.

A Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que a sua equipe técnica tem intensificado e ampliado a parceria de serviços com instituições do terceiro setor para que o Município possa fortalecer ainda mais a política pública voltada para a capacitação profissional, aumento da renda familiar e o incentivo ao empreendedorismo.

“Uma das diretrizes do nosso prefeito, Kalil Baracat, é dar oportunidade a todos, em especial aquelas que necessitam de auxílio do poder público. Por isso criamos o programa 'Qualifica + VG' que oferece cursos gratuitos, com foco na qualificação profissional, em diversas áreas de atuação”.