Várzea Grande aplica mais de 5 mil doses no Dia D da Vacinação
VACINAS SALVAM VIDAS

Várzea Grande aplica mais de 5 mil doses no Dia D da Vacinação

A partir de hoje as vacinas continuam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde até dezembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, divulgou nesta terça-feira (23), o balanço do ‘Dia D da Vacinação’ ocorrido no município no último sábado (20), da Campanha Nacional de Multivacinação, também contra Poliomielite e Covid-19. Foram aplicadas 5.335 doses de vacinas somente no dia ‘D’. Deste total, no grupo de vacinas de rotina foram aplicadas 1.947 doses; da Poliomielite 1.850; Influenza 1.131 doses aplicadas e da Covid-19, 407 doses.

O prefeito Kalil Baracat e o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, comemoraram os dados divulgados porque, segundo o prefeito, o Município tem intensificado as estratégias de vacinação de todos os grupos elencados pelas campanhas em curso, tanto da Covid-19, como da Multivacinação e da poliomielite.

Com foco na vacinação em crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos, 1,8 mil crianças foram vacinadas no Dia D contra a poliomielite. “Observamos que houve um aumento da procura da vacina nas unidades de saúde em razão do ‘Dia D’, pois a vacinação é a melhor estratégia para combater estas doenças. Peço à nossa população para que não deixe de se vacinar”, pontuou Kalil.

De acordo com o prefeito, a gestão tem cobrado o Ministério da Saúde e Estado sobre a chegada da vacina Coronavac, a fim de iniciar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. Os cadastros já estão sendo realizados e a Saúde já está organizada para vacinar mais esta faixa etária da nossa população, que soma 4,5 mil pessoas. “Precisamos de cerca de 10 mil doses para garantir a aplicação da primeira e segunda doses nesta nova etapa”, disse o prefeito

Para o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, este é o momento para que a população possa se vacinar. “Estamos vacinando em todas as nossas unidades básicas de saúde e as vacinas das campanhas ficarão disponíveis até dezembro. Então pais responsáveis, levem seus filhos para se vacinarem. Os adolescentes também precisam cumprir o seu calendário vacinal para proteção da sua saúde. Leve também os idosos, todos nós precisamos da proteção das vacinas, o que evita contrair doenças e propagação delas”, disse Gonçalo de Barros.

O secretário Gonçalo de Barros destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal em Várzea Grande para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país e muito menos em Várzea Grande. “No mundo todo, as coberturas vacinais caíram durante a pandemia de covid-19. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização do dia 'D' foi realizada com sucesso, pois vacinamos uma grande quantidade de várzea-grandenses”, disse ele.