Atividades com mães e bebês marcaram o encerramento do 'Agosto Dourado' em Várzea Grande
DIREITO DA CRIANÇA

Atividades com mães e bebês marcaram o encerramento do 'Agosto Dourado' em Várzea Grande

As ações educativas são continuadas e as mães podem procurar, de segunda a sexta-feira, qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para tirar dúvidas e receber orientações.

Mitos e verdades a respeito da amamentação, orientações, cursos, debates integraram a programação do mês símbolo do incentivo à amamentação, confirmando o ‘Agosto Dourado’ o padrão ouro de qualidade do leite materno na saúde e nutrição do bebê. Para reforçar a importância e as vantagens do aleitamento materno aos bebês, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações educativas com mães e equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o mês de agosto.

O superintendente de Atenção em Saúde, Geovani Renfro, destacou o reforço das atividades desenvolvidas no dia a dia nas UBS durante o mês no município. “Nas rodas de conversa, foram abordadas as dúvidas mais frequentes das mães no início da amamentação, dificuldades, importância do aleitamento materno exclusivo e da livre demanda”, comenta, sem esquecer questões mais técnicas, como a posição do bebê para a melhor amamentação.

Além disso, ainda segundo Geovani Renfro, as equipes procuram envolver a família para dar suporte à puérpera, que também precisa ser cuidada. “Tentamos orientar ao máximo as mães durante a passagem nas unidades, no intuito de que se sintam mais seguras quanto a importância de amamentar seu filho, além de informar sobre as vacinas necessárias nos primeiros anos de vida do seu bebê”, disse ele.

“Entre as explicações, as equipes orientaram como fazer ordenha manual, para que a mãe não fique com a mama cheia ou ingurgitada, evitando problemas de mastite e fissura”, afirma a Enfermeira Responsável Técnica da Saúde da Criança e Adolescente, Adriana de Oliveira Matosa. O encerramento ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Arthur, na manhã desta terça-feira (30).

“Adotar ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno é nossa missão da Atenção Primária à Saúde. A campanha “Agosto Dourado”, simboliza o incentivo ao aleitamento materno. Durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas ações relacionadas a importância do aleitamento materno. Foram tratados temas como: mitos e verdades sobre a amamentação; a importância da amamentação e da doação do leite materno; aspectos emocionais na amamentação; entre tantos outros temas relacionados à saúde da criança e da mãe”.

O 'Agosto Dourado' é uma campanha de luta pelo incentivo da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, porém, ela deve ser incentivada até os dois anos de vida da criança. “Apesar da amamentação ser um ato natural da mãe, ela é descontinuada antes do tempo porque muitas mulheres retornam ao trabalho muito cedo, muitas vezes não tem uma rede de apoio da família e até mesmo por falta de conhecimento sobre os benefícios do leite materno. Então afiançamos nestas ações que o leite materno contém todos os nutrientes que são necessários para o desenvolvimento da criança, além de gerar proteção imunológica. Crianças que são amamentadas adoecem menos e se recuperam mais rápido”, destacou ela.

Segundo ainda o Superintendente de Atenção Primária, Geovani Renfro, foram realizadas também atividades como roda de conversa e práticas integrativas. “A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Amamentar é muito mais do que nutrir, é um ato de amor e de doação. Apoiar, promover e proteger o aleitamento materno é responsabilidade de todos e principalmente da Atenção Primária à Saúde, que tem como missão, proteger a vida, pela saúde preventiva", ressalta ele.