Várzea Grande realiza 2º Edição do dia 'D' de vacinação e disponibiliza 7 pontos neste sábado (3)
Vacinas contra a Poliomielite, Covid-19 e Multivacinação

Os pontos estão localizados em escolas municipais e estaduais e contempla os bairros: Vitória Régia; Capela do Piçarrão; Novo Mato Grosso;  Residencial José Carlos Guimarães; Nova Fronteira/ P. Paiaguás;  Júlio Domingos de Campos; Residencial São Benedito 1ª etapa  na casa localizada na  rua 16, quadra 13, casa 21, em frente ao campinho do bairro.

Várzea Grande realiza no sábado (3 de setembro), 2º Edição do dia “D” de vacinação contra Poliomielite, Multivacinação e Covid-19. Para tanto disponibiliza 7 locais/pontos de vacinação. O município aderiu à Campanha Nacional, conforme recomendações do Ministério da Saúde e desde o dia 08 de agosto tem disponibilizado as vacinas das Campanhas nas 21 Unidades Básicas de Saúde do município. No sábado a vacinação terá início às 8h e se encerrará às 17h, em horário corrido, sem intervalo para o almoço.

“Uma de suas estratégias destas campanhas é a realização de dias ‘D’. Várzea Grande decidiu realizar a 2ª Edição do dia ‘D’, neste sábado, em locais com baixa cobertura vacinal. Por exemplo, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, que devem tomar a vacina contra a Poliomielite, estão com baixa cobertura vacinal. De um público de 18.675 a ser vacinado no município, somente 3.272 doses foram aplicadas desde o início da campanha. Então apelamos aos pais e responsáveis que levem as crianças nestes pontos para se vacinarem neste dia 3 de setembro. Durante a semana as 21 unidades de saúde estão vacinando. A doença causa sérios danos à saúde da criança levando a paralisia dos membros e sequelas para o resto da vida”, disse o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

Os pontos estão localizados em escolas municipais e estaduais:1)- EMEB José Estejo de Campos localizada no bairro Vitória Régia; 2)- CMEI Professora Jayr Luiza de Campos localizada no bairro Capela do Piçarrão; 3)- EMEB Lucia Leite localizada no bairro Novo Mato Grosso; 4)- CMEI Wilson Sodré localizada no bairro Residencial José Carlos Guimarães; 5)- Escola Estadual Terezinha de Jesus Silva localizada no bairro Nova Fronteira/ P. Paiaguás; 6)- Escola Estadual José Garcia Neto localizada no bairro Residencial Júlio Domingos de Campos; 7)- Residencial São Benedito 1ª etapa na casa localizada na  rua 16, quadra 13 e casa 21, em frente ao campinho do bairro.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, a vacinação tem contribuído para o avanço da erradicação da poliomielite e no alcance da eliminação de doenças como a rubéola e a síndrome da rubéola congênita (SRC), além de prevenir e controlar outras doenças imunopreveníveis. A redução da incidência destas doenças revela que mudanças importantes ocorreram no seu comportamento com o uso de vacinas e no alcance de elevadas coberturas vacinais ao longo dos anos.

“Com baixas coberturas vacinais, verificadas principalmente nos últimos cinco anos, no país, contribuiu para a reintrodução do vírus do sarampo e pode levar ao recrudescimento de outras doenças imunopreveníveis e requer a adoção de estratégias adicionais para o resgate e vacinação das pessoas não vacinadas. Vamos aproveitar para vacinar nesta Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação em menores de 15 anos de idade, e Contra a Covid-19. Com a realização destas campanhas de vacinação, o município reafirma o compromisso de erradicar a poliomielite e de manter a situação vacinal da população-alvo em dia”, disse ela.

O secretário Gonçalo de Barros, reafirma que a  multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e vacinar de forma indiscriminada, crianças de 1 a menores de 5 anos de idade com a vacina contra a poliomielite observando neste período o tempo para aplicar o reforço, conforme anotações na carteirinha vacinal da criança .

“O alerta é de que as campanhas de vacinação coincidirão com a realização da vacinação contra a COVID-19, porém poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de três anos de idade (Várzea Grande ainda não iniciou a vacinação em crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19). Portanto, no próximo sábado levem seus filhos em um dos pontos de vacinação e não se esqueçam de levar o cartão de vacinação! Vacinação é sinônimo de proteção, de mais cuidado por você e demais cuidado pelos várzea-grandenses!”, reafirmou o secretário.