Prazo para declaração do ITR 2022 encerra no dia 30 de setembro
ITR 2022

Prazo para declaração do ITR 2022 encerra no dia 30 de setembro

Proprietários de área rural em VG podem acessar site da Prefeitura para confirmar valor da terra

O prazo para declarar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022 à União se encerra no próximo dia 30 de setembro. Proprietários de imóveis localizados na zona rural devem fazer a declaração conforme o Valor da Terra Nua tributável (VTNt), disponível no site da Prefeitura de Várzea Grande (clique aqui). Para fazer a declaração ou retificação, clique aqui.

Em Várzea Grande, existem aproximadamente 700 imóveis rurais ativos. Graças ao convênio inédito firmado com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), o Município receberá 100% arrecadado com o imposto, com a contrapartida de fazer a fiscalização e cobrança. “É importante ressaltar o caráter extrafiscal do ITR que prioriza a função social da terra. Assim esse convênio viabilizará um incremento na receita que possibilitará ao prefeito Kalil Baracat continuar seu trabalho de investimento na saúde, educação e no bem-estar do munícipe”, afirma a secretária municipal de Gestão Fazendária, Lucineia Ribeiro.

A Secretaria Municipal de Gestão Fazendária disponibiliza um canal de comunicação com os declarantes do ITR para esclarecer dúvidas e repassar informações por meio do endereço de e-mail: itr@varzeagrande.mt.gov.br, ou pelo telefone (65) 3688-8230.

Confira as tabelas com os valores da terra nua por hectare do Município de Várzea Grande, referentes aos exercícios de 2021 e 2022: