Proerd inicia formação para o segundo semestre atendendo 8 escolas em Várzea Grande
PAZ E SEGURANÇA

Proerd inicia formação para o segundo semestre atendendo 8 escolas em Várzea Grande

O objetivo do Programa é orientar os estudantes a tomarem decisões seguras e responsáveis por meio das aulas com os policiais militares que são instrutores altamente capacitados.

Alunos do 5º ano de oito Escolas Municipais estarão participando da formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) para o segundo semestre deste ano na Rede de Ensino de Várzea Grande. Ao todo serão 28 turmas, totalizando 840 alunos atendidos.

O PROERD, desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, terá o início das aulas no dia 15 de setembro durando até 26 de novembro, com a realização das cerimônias de formatura dos alunos. 

De acordo com o coordenador do programa junto à Smecel, professor José Vieira, neste semestre a formação contará com dois novos instrutores: a SGT/PM Jackline Alvarenga Rodrigues e o CB/PM Klebber Ralph Guedes Alencar, que juntamente ao CB PM Carlos Rodrigues de Souza e ao CB PM Romoaldo Sousa da Silva que estarão à frente da formação.

Segundo o instrutor CB PM Romoaldo, as escolas que irão participar da formação para o segundo semestre são: EMEB Demétrio de Souza, EMEB Heroclito Leôncio Monteiro, EMEB Manoel Correa de Almeida, EMEB Mercedes de Paula Sôda, EMEB Marilce Benedita de Arruda, EMEB Líbia da Costa Rondon, EMEB Lenine de Campos Póvoas e EMEB Lúcia Leite Rodrigues. 

“O instrutor do Proerd precisa ter um perfil para trabalhar em sala de aula e antes de fazer o curso do PROERD, o policial militar passa por uma entrevista com o Coordenador Estadual do Programa e uma psicóloga”, explicou o coordenador José Vieira.

O objetivo do Programa é orientar os estudantes a tomarem decisões seguras e responsáveis por meio das aulas com os policiais militares que são instrutores altamente capacitados. “O Programa desenvolve um trabalho ostensivo, preventivo, pedagógico e especializado dentro da escola e na comunidade local, tornando-se um educador das crianças, da comunidade escolar e também dos pais. O policial militar que também é um instrutor atua como um mediador de conflitos e previne o comportamento violento de alguns alunos”, declarou.

Para o prefeito, Kalil Baracat, é possível avaliar uma mudança significativa no comportamento das crianças que foram atendidas pelo Programa. O policial militar atua como um referencial na vida dos estudantes. “A parceria entre Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer segue durante todo o ano de 2022 formando jovens mais conscientes para a vida em sociedade, evitando e combatendo as drogas, a violência e garantindo uma educação de qualidade no município de Várzea Grande”, finalizou.