Escola da rede municipal participa de Copa de Bandas e Fanfarras e conquista premiações
6ª COPA CENTRO-OESTE DE BANDAS E FANFARRAS

Escola da rede municipal participa de Copa de Bandas e Fanfarras e conquista premiações

A EMEB Senhora Dirce Leite de Campos tem tradição em vitórias nas competições de Bandas e Fanfarras

A EMEB Senhora Dirce Leite de Campos, do bairro Itororó, participou no último final de semana da 6ª Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras, realizada na cidade de Sorriso/MT, conquistando vitórias nas três categorias da disputa.

O evento promovido pela Associação Cultural de Bandas e Fanfarras de Sorriso (ACBAFAS), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), tem o objetivo de estimular a criação de bandas e fanfarras, promovendo o intercâmbio entre os integrantes das corporações musicais, aprimorando métodos e técnicas, além de incentivar o civismo, desenvolver habilidades, valores, atitudes e cidadania.

De acordo com a diretora Jane Márcia Pires, a escola participou em três categorias: banda de percussão melódica infantil, banda percussão sinfônica infantil feminina, formadas por alunos e alunas do Programa Escola em Tempo Ampliado - ETA, e banda de percussão sinfônico sênior com a participação de funcionários, ex-alunos, alunos do ETA e apoiadores nas preparações dos concursos anteriores. 

Após as apresentações durante todo o dia e passar pela avaliação da comissão julgadora composta por uma Banca formada por especialistas, as equipes da escola conquistaram o 1º lugar de Capitão Mor, 1º lugar de Corpo Musical, 2º lugar de Corpo Coreográfico, 2º lugar de Linha de Frente e o 2º lugar para a Baliza na categoria Infantil Melódica. Na categoria Sinfônica Infantil Feminina, a escola conquistou o 1º lugar do Corpo Musical, 1º lugar de Baliza, 1º lugar para o Corpo Coreográfico, 2º lugar para a Linha de Frente e o 3º lugar de Capitão Mor. Na categoria Sinfônica Sênior, a escola não participou com o Corpo Coreográfico, Baliza e Capitão Mor, ficando em 2º lugar no Corpo Musical.

Segundo a diretora Jane Márcia, com a regência do professor Cleverton Pereira Leite que atua desde 2016 no programa ETA, a EMEB Senhora Dirce Leite de Campos tem tradição em vitórias nas competições de Banda e Fanfarras. Em apenas seis meses de execução do Programa ETA em 2016, a fanfarra da escola conquistou dois títulos de 1º lugar em campeonatos regional e nacional de Bandas e Fanfarras, na categoria infantil.

Em dezembro de 2021, a banda de fanfarra da Associação Social Civil Abaiuc – ASCA, composta quase em sua totalidade por alunos e ex-alunos da escola, conquistou o primeiro lugar em 8 categorias da 4ª Copa Vanguarda Catarinense de Bandas e Fanfarras, realizada no município de Barra Velha, litoral de Santa Catarina.