Com o objetivo de estreitar laços entre as Instituições e facilitar futuras parcerias, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (Smecel) participou, nesta terça-feira (13), da XIII Mostra de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o tema "Pontes para o Diálogo e Humanidade".

O evento continua até o dia 15 de setembro, no Teatro da UFMT, período em que os participantes de dentro e fora da Universidade têm a oportunidade de conhecer os resultados e aprendizados dos projetos de Extensão Universitária em diferentes áreas, ou seja, os projetos desenvolvidos pelos professores, servidores e alunos da UFMT que tentam responder diretamente a demandas sociais.

Para o Secretário da pasta, Silvio Fidelis, a Universidade Federal representa um importante aliado para a Educação em Mato Grosso. "A integração do ensino superior com a educação básica, com a cultura e outras áreas pode render frutos muito proveitosos tanto para nós quanto para essas instituições, ampliando o desenvolvimento social de nossa comunidade", pontuou.

Em seu discurso durante a abertura do evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, destacou o papel da extensão como uma via de mão dupla entre a Universidade e a sociedade. “A Universidade produz muitos conhecimentos aqui dentro e a partir da extensão consegue relacionar isso com a sociedade em diferentes esferas e ao trabalhar isso com a comunidade, consegue ampliar estes saberes e trazer de volta para a Instituição algo ainda melhor do que havia a princípio”, refletiu.

Também presente na cerimônia de abertura, a Superintendente Pedagógica da Smecel, Luz Marina Coelho, reforçou sobre a importância de se estreitar a relação com a Universidade, principalmente no que tange à Educação, Cultura e Esporte. "Esse tipo de parceria é fundamental para ambos, pois permite que trabalhemos em conjunto em atividades de diferentes áreas", afirmou.

Além de projetos da UFMT, a Smecel tem parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande, recebendo alunos de diferentes cursos para estágios ou atividades que contemplam os alunos da rede municipal de Educação e outras áreas.