Atividades lúdicas envolvem famílias e levam educação ambiental para visitantes do Parque Berneck
SEMANA DA ÁRVORE

Atividades lúdicas envolvem famílias e levam educação ambiental para visitantes do Parque Berneck

Foi uma oportunidade para as atividades de conscientização atingirem diretamente os adultos, já que a programação geralmente ocorre nas escolas, com crianças e adolescentes.

O Dia da Árvore é comemorado no próximo dia 21 e a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) iniciou as comemorações na tarde do último sábado (17), com um evento voltado para as cerca de 500 famílias que visitaram o Parque Berneck, compostas majoritariamente por crianças.

“Fizemos uma gincana recreativa e educativa com intuito de fazer o lançamento da semana em comemoração ao dia da árvore. Com brincadeiras como torta na cara, dança da cadeira, coleta de lixo, buscamos fazer a interação entre família e natureza e despertar de forma prática neles que o parque é um local que pode ter lazer e preservação ambiental”, relata a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves da Anunciação.

Além da gincana, os visitantes do Parque Berneck também puderam prestigiar exposições de espécies de árvores que estão em extinção, de esculturas de animais e pinturas. O objetivo foi divulgar à população o trabalho realizado pela Gerência de Educação Ambiental da SEMMADRS, que atua dentro do Parque. Também foi uma oportunidade para as atividades de conscientização atingirem diretamente os adultos, já que a programação geralmente ocorre nas escolas, com crianças e adolescentes.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, esteve presente no evento e parabenizou a equipe pelo empenho. “Na gestão do prefeito Kalil Baracat, a nossa Secretaria tem sido impulsionada de maneira fantástica! Somente para a Educação Ambiental, contamos com sete servidores, entre biólogos, pedagogos, engenheira ambiental e assistente social, para desempenhar essa função tão vital que é levar conscientização sobre a importância de preservar a natureza para os várzea-grandenses. E a população tem recebido muito bem essa mensagem. Com certeza, a cidade tem um ganho para o curto e longo prazo com atividades como essa, que envolve tantas famílias”, disse.

Na próxima quarta-feira (21), dia da árvore, haverá mais comemorações no Parque Berneck. Às 8h, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a SEMMADRS promoverá plantio e distribuição de mudas e apresentações artísticas. Às 15h30, haverá outra rodada de plantio de árvores com alunos do projeto 4º Bravo, em parceria com a Polícia Militar. Já entre os dias 23 e 30, haverá um ciclo de palestras para as turmas do 6º ao 9º ano da Escola Estadual José Leite de Moraes, no bairro Cristo Rei.