O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi comemorado nas escolas da rede municipal de Várzea Grande com diversas atividades realizadas dentro e fora da sala de aula. Palestras, visitas, exposições de trabalhos sobre o tema e atividades relacionadas fizeram parte das ações.

A equipe da Educação Ambiental da Smecel, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, promoveu o ‘Dia da Árvore’ na manhã desta quarta-feira, no Parque Municipal Bernardo Berneck que contou com a participação de 120 alunos das escolas: EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha, EMEB Irenice Godoy de Campos Silva, EMEB Paulo Freire e EMEB Aristides Pompeu de Campos.

Após a abertura do evento com o hino de Várzea Grande, as escolas iniciaram as apresentações artísticas. Os alunos da EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha apresentaram a música ‘Árvore’ com performance para a contextualização. Em seguida, alunos da EMEB Irenice Godoy de Campos Silva apresentaram uma paródia sobre a árvore e os reflexos do processo de desmatamento, baseado na música ‘Fico Assim Sem Você’ da cantora Adriana Calcanhoto.

Os alunos da EMEB Paulo Freire apresentaram uma coreografia com um mix de músicas sobre o tema e a EMEB Aristides Pompeu de Campos finalizou as apresentações com a dança Tempo de Alegria da cantora Ivete Sangalo.

Em seguida, alunos de todas as escolas presentes participaram do plantio simbólico de uma muda de árvore frutífera no parque. Após uma pausa para a hidratação e a distribuição de frutas, os alunos seguiram para a realização de uma trilha ecológica pelo parque municipal.

Entre as informações repassadas durante o evento, foram destacadas que as árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades, que além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos.

As espécies arbóreas, por exemplo, evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos destacou que o Dia da Árvore surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

Além disso, segundo ele, a data tem como objetivo um motivo a mais para defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis, como incentivos ao desmatamento.  A data foi escolhida em razão de coincidir com a chegada da primavera no Brasil. “Na gestão do prefeito Kalil Baracat estamos avançando nas políticas públicas para incentivar o plantio solidário de mudas de árvores e também promovendo parcerias para o reflorestamento urbano”, informou.

Para o professor da equipe de Educação Ambiental da Smecel, Vagner Barros, o trabalho de conscientização e reflexão sobre as questões ambientais desenvolvido nas escolas da rede municipal tem permitido aos alunos o conhecimento teórico e prático da importância do meio ambiente para a sociedade. “Valorizar as árvores, seu plantio, o cultivo e conhecer os benefícios que elas trazem ao meio ambiente vai contribuir para que possamos formar adultos responsáveis e preocupados com a preservação da natureza,” explicou.