Rally Ecológico comemora 20 anos e terá largada em frente à Prefeitura de Várzea Grande
TURISMO

Rally Ecológico comemora 20 anos e terá largada em frente à Prefeitura de Várzea Grande

Despertar a consciência ecológica das pessoas através de um passeio automobilístico por um trajeto que contempla os biomas, cerrado e pantanal. Esse é o objetivo do Rally Ecológico 2022.

Despertar a consciência ecológica das pessoas através de um passeio automobilístico por um trajeto que contempla os biomas, cerrado e pantanal. Esse é o objetivo do Rally Ecológico 2022 que está comemorando 20 anos e a 14ª Edição com o nome oficial.

A novidade deste ano fica por conta da largada que está agendada para ocorrer dia 19 de novembro, a partir das 7h, em frente à Prefeitura de Várzea Grande.

O lançamento oficial do evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 21 de setembro, em duas etapas. A primeira, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, no segundo andar do Várzea Grande Shopping. Onde organizadores e apoiadores apresentaram um histórico do evento, imagens, vídeos, depoimentos de edições anteriores e responderam a perguntas da imprensa.

O segundo momento do lançamento ocorreu no Parque Bernardo Berneck, com o plantio simbólico de árvores, em homenagem ao dia 21 de setembro, Dia da Árvore. De acordo com os organizadores, em 20 anos mais de meio milhão de mudas já foram plantadas.

“Agradecemos a toda equipe organizadora do Rally Ecológico que nesses últimos anos tem movimentado esse setor no Estado, principalmente em Cuiabá e Várzea Grande. Hoje é um presente para Várzea Grande lançar o evento deste ano aqui na sede da nossa secretaria, e, está aqui justamente, por essa vertente turística que tem esse evento de trazer pessoas do Estado todo, para participar desse rally aqui na nossa cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa.

Luiz Galvan, presidente do Sportsmotor Clube de Automobilismo e diretor geral do Rally Ecológico há 20 anos, detalhou que “o primeiro Rally Ecológico teve a largada realizada justamente nesse local onde foi construído o Várzea Grande Shopping, na época era um terreno baldio, foi no dia 15 de novembro de 2002, de lá pra cá o evento se consolidou e hoje agradecemos o apoio do prefeito Kalil Baracat e toda sua gestão”.

Charles Caetano também pontuou durante o lançamento que o evento é um marco para Várzea Grande. “Quanto mais pessoas participarem também alcançaremos o objetivo de despertar a consciência ecológica. Hoje é o lançamento aqui na sede da secretaria e logo em seguida no Parque Bernardo Berneck. No sábado, dia 24, na Avenida Dom Orlando Chaves, no bairro Cristo Rei, nós estaremos fazendo o lançamento festivo junto com o Club Number One que é um clube de motociclistas, também com proprietários de carros antigos e ralizeiros”, acrescentou.

O diretor geral do Rally Ecológico anunciou que as  inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site www.cronorally.com.br com várias categorias. Sobre o trajeto detalhou que terá cerca de 200 km, saindo de Várzea Grande,  passando pela Praia Grande, Livramento, Poconé e chegando no Hotel Mato Grosso na transpantaneira.

“É um trajeto muito tranquilo, onde podem participar qualquer competidor, família, enfim, é um rally onde qualquer tipo de veículo em perfeitas condições de trafegabilidade pode participar”, completou Luiz Galvan.

O valor das inscrições é de R$ 300,00. Haverá premiação de troféus do 1º ao 5º colocado e para todo participante uma medalha de honra. “Em 2021 teve a questão da pandemia, teve uma limitação de pessoas, participaram 100 veículos e 20 motos. Eu acredito que este ano deva passar dos 130 carros e umas 30 motos. A trilha é contagiante e quem for com certeza vai querer participar novamente”, convidou Galvan.