Festival de Teatro da PRF conta com a participação de 21 escolas da rede municipal de Várzea Grande
17ª FETRAN

Festival de Teatro da PRF conta com a participação de 21 escolas da rede municipal de Várzea Grande

O Fetran, um dos maiores projetos de educação para o trânsito do Brasil, retorna ao município de Várzea Grande que sedia a Etapa Rio Cuiabá da competição, que está sendo realizada de 22 a 30 de setembro.

A 17ª edição do Festival Estudantil Temático para o Trânsito – Fetran, terá espetáculos de 21 escolas da rede municipal de Várzea Grande competindo na Etapa Rio Cuiabá este ano. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do Anexo II da Smecel.

Após dois anos sem sua realização devido à pandemia, o Fetran, um dos maiores projetos de educação para o trânsito do Brasil, retorna ao município de Várzea Grande que sedia a Etapa Rio Cuiabá da competição, que está sendo realizada de 22 a 30 de setembro.

Desde sua criação, o Festival Estudantil Temático para o Trânsito de Mato Grosso, que envolve estudantes das escolas públicas da rede municipal, rede estadual e colégios particulares, tem como objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto a necessidade de conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro a fim de promover a redução dos índices de acidentes e mortes nas áreas urbanas e nas rodovias do país.

De acordo com a inspetora da PRF, Iara Alves dos Santos, a parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer foi decisiva para que a Etapa Rio Cuiabá pudesse ser realizada em Várzea Grande. “Queremos agradecer o apoio do secretário Silvio Fidelis que não mediu esforços para que esta etapa do Fetran pudesse ser realizada aqui e ainda com a participação de tantas escolas da rede municipal”, declarou. 

A inspetora destacou também que, em virtude do corte no orçamento promovido pelo governo federal, a etapa Estadual, prevista para ocorrer no próximo mês corria o risco de não acontecer. “Graças ao esforço do secretário Silvio Fidelis na busca de parcerias, conseguimos viabilizar a realização da Etapa Estadual, podendo receber as equipes dos municípios do interior do estado para a competição que está confirmada para outubro”, comemorou.

O secretário Silvio Fidelis iniciou sua fala lembrando do primeiro ano em que promoveu o Fetran em Várzea Grande, em 2016 na EMEB Gonçalo Domingos de Campos - CAIC, destacando a importância da realização do festival para a aprendizagem das normas de trânsito e a relevância desses ensinamentos que o aluno leva para a vida adulta como cidadão responsável. O secretário parabenizou as equipes das escolas e o apoio dos gestores do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, responsáveis pela preparação das peças teatrais.

“A realização da Etapa Rio Cuiabá em Várzea Grande foi uma vitória da rede municipal que contou com total apoio do prefeito Kalil Baracat, do vice-prefeito José Hazama e também dos vereadores da Câmara Municipal, que reconhecem a importância e a tradição que o Fetran representa para a Educação”, afirmou.

O secretário reforçou ainda que as escolas da rede municipal têm um histórico de grandes conquistas no Festival. “Em 2019, a EMEB Abdala José de Almeida foi campeã da etapa estadual no 16° Festival na categoria infantil com a peça ‘As cores do trânsito no mundo de Aninha’. A escola foi representar o município e o estado na etapa nacional lá em Brasília. Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos com esse resultado”, disse.

Após a cerimônia de abertura, alunos da EMEB Prof° Lucia Leite Rodrigues apresentaram a peça Davirizando; a EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC apresentou o espetáculo: Eita! Sonho ou Realidade?; e a EMEB Professora Maria Barbosa Martins encerrou a manhã com o espetáculo: Escolinha Do Professor Transolino.

As escolas de Várzea Grande que estão participando da 17ª edição do Fetran são as EMEBs: Abdala José de Almeida, Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, Aristides Pompeo de Campos, Lenine de Campos Póvoas, Benedita Curvo, Ary Leite de Campos, Paulo Freire, Emanuel Benedito de Arruda, Irenice Godoy de Campos, Ten. Abílio de Moraes, Senhora Dirce Leite de Campos, Maria Barbosa Martins, Padre Luis Maria Ghisoni, Eunice César de Mello, Angela Jardim Botelho, Profª Salvelina Ferreira da Silva, Marilce Benedita de Arruda, Honorato Pedroso de Barros, Mario Antunes de Almeida, Lúcia Leite Rodrigues e Gonçalo Domingos de Campos – CAIC.

Confira o Cronograma Etapa Cuiabá.