60 mudas de árvores são plantadas por crianças do projeto 4º Bravo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente no Parque Bernardo Berneck
DIA DA ÁRVORE

60 mudas de árvores são plantadas por crianças do projeto 4º Bravo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente no Parque Bernardo Berneck

O projeto da Polícia Militar também doou mil sementes para o parque.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia da Árvore, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e o projeto 4º Bravo Lutas, da Polícia Militar (PMMT), na tarde de quarta-feira (21), no Parque Bernardo Berneck.

Além de autoridades, como o secretário municipal Célio Santos, o tenente-coronel Jean Klebber Britto Silva, o major Luiz Sérgio de Assunção Belmonte e de Gilmar Mussa de Moraes, diretor da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) José Estejo de Campos, localizada no bairro Vitória Régia, os alunos do projeto 4º Bravo e seus pais prestigiaram o momento de celebração da flora do Cerrado e de preservação da natureza.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, o Dia da Árvore é uma oportunidade para disseminar entre a população a importância de proteger e preservar as árvores, uma vez que elas proporcionam inúmeros benefícios para os seres humanos e para a vida como um todo. Ele destacou ainda a relevância de estar reforçando a arborização no espaço público. “O Parque Bernardo Berneck é um espaço de lazer, de entretenimento, mas, acima de tudo, um espaço de preservação ambiental. E é nesse sentido que nós identificamos algumas áreas que precisam ser reflorestadas e estamos em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso realizando o plantio de 60 mudas de árvores nativas”, disse.

O tenente-coronel Jean Klebber Brito Silva enalteceu a data e a parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, através da SEMMADRS. “Estamos celebrando a vida! É o dia da árvore! Entramos em contato com a Prefeitura de Várzea Grande, que prontamente se apresentou para estar conosco neste dia fazendo a diferença nas vidas das crianças e também na nossa ecologia”.

Toda a equipe de Educação Ambiental da SEMMADRS também estava presente oferecendo atividades para as crianças e adolescentes, como o plantio de 60 mudas frutíferas e nativas do Cerrado, exposição de espécies de árvores que estão em extinção. Houve também uma mostra fotográfica do projeto 4º Bravo Lutas, que oferece aulas de artes marciais - como karatê, judô e jiu-jitsu e wrestling (luta livre) - para 290 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos que residem nas comunidades de Várzea Grande. O projeto da Polícia Militar também doou mil sementes para o parque.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Anunciação, “o evento teve como intuito conscientizar as crianças e adolescentes acerca da preservação das florestas, bem como induzi-las a plantar e cuidar das árvores”, afirma.