Neste dia 6 de outubro, em que se comemora o dia do prefeito, Kalil Baracat foi surpreendido com homenagens que chegaram de munícipes que foram beneficiadas por programas da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ao lado da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat, ele recebeu em seu gabinete a empreendedora Silvana Peçanha de Melo Santiago, que no mês passado participou do curso de panificação artesanal, oferecido pelo programa Qualifica + VG, realizado em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Silvana entregou ao prefeito uma cesta composta por pães, cuca e rosca, produtos que aprendeu a fazer no curso. Ela conta que trabalha como empregada doméstica e, há cerca de um ano, começou a fazer pães caseiros para complementar a renda familiar. Mas o negócio só começou a se desenvolver recentemente, após participar do curso. “Minha renda dobrou porque eu aprendi muita coisa, o que mudou o processo. Por exemplo, eu não sabia fazer a fermentação, passei a aproveitar melhor os materiais, o que gerou uma economia. Hoje faço cucas, roscas, sonhos, salgados, sopa paraguaia. O curso foi maravilhoso! Eu recomendo outras pessoas a fazer para se qualificar”, disse.

Além da cesta de quitutes, Silvana levou a filha, Larissa Peçanha Santiago, de 3 anos, para realizar o sonho de conhecer o prefeito. “Eu estava no gabinete da secretária Ana Cristina e a Larissa viu a foto do prefeito no quadro e falou: Quem é aquele homem ali que eu quero dar um abraço nele. Aí a Ana Cristina marcou pra gente vir conhecer o prefeito hoje”, conta.

A secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destaca que além de Silvana, outras milhares de pessoas já foram impactadas positivamente pelo programa Qualifica + VG. “No primeiro semestre, nós ofertamos 111 cursos de qualificação profissional, beneficiando mais de 3 mil pessoas com o conhecimento, com um ofício. E a história da Silvana é uma inspiração! Uma aluna que fez o curso e hoje comercializa seus pães feitos com muito carinho e que tem tido muito sucesso. É mais um programa da gestão que tem dado muito certo”, declara.

Reconhecimento traduzido em cores

A pequena Samya Picolomini Azevedo, participante das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também decidiu manifestar seu carinho pelo prefeito e pela primeira-dama de Várzea Grande, aproveitando a comemoração do dia do prefeito.

Amante da pintura, ela fez um desenho representando Kalil Baracat e Kika Dorilêo Baracat. Segundo a orientadora social, Dayane Freitas da Silva, a menina possui facilidade em criar imagens a partir de seu olhar e de sua imaginação e partiu da criança a ideia de homenagear o casal. “Ela [Samya], assim como as demais crianças que participam do grupo social sabem da importância que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem para as suas vidas e das oportunidades que elas têm em estarem inseridas em um programa que abriga, acolhe e ensina valores essenciais na vida, como respeito a família e ao próximo, humanidade e boas maneiras para um bom convívio”, destacou.

Para o prefeito Kalil Baracat, o reconhecimento vindo da população traz motivação para seguir trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida do povo várzea-grandense. “É uma grande satisfação ver que os cursos que nós estamos oferecendo à sociedade têm dado resultados. Ao receber essas lembranças, a gente fica muito emocionado e feliz porque o objetivo da gestão pública e do prefeito é fazer com que os serviços cheguem à ponta, que a população receba e interaja conosco, que a população tenha essa sinergia com os nossos cursos porque a gente quer preparar a sociedade, gerando oportunidades. Ainda mais no dia de hoje, que simboliza o dia do prefeito, receber essas homenagens deixa a gente muito feliz e nos motiva a seguir trabalhando até o final do nosso mandato”, afirma.