A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande recebeu, nesta segunda-feira (17), a visita do prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves de Macedo. O motivo da visita é a estrutura e processos realizados no Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão "João Ribeiro Filho" que atende crianças com deficiência.

Essa é a quarta visita que o Centro recebe desde o início do ano e, de acordo com o Secretário da Smecel, Sílvio Fidelis, isso comprova a posição do Município como referência em inclusão na Educação. "Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido com tanta dedicação no Centro, essas visitas são oportunidades para a gente disseminar as nossas práticas, para que outros municípios também consigam fazer este tipo de atendimento da melhor forma possível", afirmou.

De acordo com o prefeito de Barra do Garças, a visita foi motivada por uma preocupação com o acolhimento de pessoas com deficiência ou transtornos na cidade. "Eu acho que cabe a nós gestores buscar por políticas públicas que resultem em serviços de qualidade para a população. Por isso fiz questão de vir aqui conhecer esse espaço, que funciona de forma tão brilhante", disse.

Durante a visita, o prefeito Adilson apresentou as questões mais urgentes relacionadas à inclusão de Pessoas com Deficiência em seu Município e comparou as possibilidades de intervenção das duas cidades. Perguntou sobre como cada tipo de deficiência era tratada e conheceu os diferentes espaços do Centro e atendimentos especializados.

O Centro João Ribeiro Filho recebe mais de 400 crianças da Rede Municipal de Ensino. Todas passam por três profissionais diferentes, dependendo das necessidades de cada um. Entre as possibilidades estão consultas com psicólogos, psicopedagogos, aulas de braille, libras, fisioterapia e mais.

"O trabalho do Centro é muito abrangente, começando com as famílias, que por vezes precisam de uma sensibilização sobre o que cada deficiência ou transtorno significa e também sobre como deve ser a inclusão dessas crianças, porque esse é o nosso objetivo", disse a Superintendente Pedagógica, Luz Marina da Silva.

Uma nova visita já está agendada, desta vez com servidores da prefeitura da Barra do Garças, para que se possa aprofundar nas questões apresentadas na segunda-feira.