Tenda do 'Outubro Rosa' atende mulheres na UPA do Ipase, em horário estendido
VÁRZEA GRANDE

Tenda do 'Outubro Rosa' atende mulheres na UPA do Ipase, em horário estendido

A 'Tenda da Prevenção' funciona nas terças e quintas, somente neste mês de outubro, das 17h às 21h. São realizados exames preventivos dos cânceres de mama e colo do útero, além de agendamento para realização de mamografia.

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande em parceria com o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), instalaram mais um ponto de prevenção de cânceres, principalmente o da mama e do colo de útero, que acometem em mulheres, neste mês do ‘Outubro Rosa’. Denominada de ‘Tenda da Prevenção’, o local escolhido foi a Unidade de Pronto Atendimento 24h -Upa do Ipase-, que vai funcionar em horário estendido das 17h às 21h, somente nas terças e quintas deste mês.

No local as mulheres vão poder realizar o exame preventivo com a coleta de CCO, que são para as que já completaram 25 a 64, e para mulheres na faixa etária de 50 a 69 poderão fazer o agendamento para realizarem mamografia, além da oportunidade de fazerem os testes rápidos de hepatite e sífilis. Haverá consulta médica para o autoexame da mama.

"Montamos a tenda, neste local, porque passam ali muitas pessoas em busca de atendimento médico, e também é de fácil acesso, para as mulheres que trabalham de segunda a sábado, e não tem tempo de se cuidarem e podem procurar mais este local para realizarem os exames preventivos. Resolvemos colocar a Tenda da prevenção, em horário estendido, para oportunizar a todas as mulheres nas faixas etárias exigidas a buscarem atendimento, e realizarem os exames preventivos destes cânceres.  Dessa forma, conseguiremos chamar a atenção de mais mulheres da nossa cidade a se prevenirem ", explicou a primeira-dama, promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, destacando ainda que o cuidado com a mulher é uma rotina em todas as unidades de saúde da Prefeitura, o que inclui serviços e orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e o do colo de útero.

Kika Dorilêo alerta para a importância das mulheres se cuidarem, e tirarem um tempo do dia para realizar os exames. “As mulheres da nossa cidade podem também procurar as Unidades Básicas de Saúde, que trabalham com esse cuidado e realizam os exames básicos preventivos. Somente a mamografia, que será diferente, primeiro deverá ser feito o cadastro, nos pontos de atendimento, para o agendamento via regulação. Até o final do ano esperamos que todas as mulheres já agendadas, concluam os exames. Vamos trabalhar até o final deste ano oportunizando especialmente a mamografia. O nosso objetivo é justamente alertar sobre a importância da detecção precoce desses cânceres na mulher”, alertou Kika Dorilêo.

Outra parceria já estabelecida para intensificar ainda mais o cuidado da mulher na busca de exames preventivos contra os cânceres de mama e colo do útero, foi idealizada com o MTmamma. “Várzea Grande fará um grande evento no dia 25 de outubro, em conjunto com o MTmamma, para massificar ainda mais essas informações, porque o ‘Outubro Rosa’ remete a lembrança de se cuidar, compartilhar informações sobre os cânceres, promover a conscientização, e leva a Saúde Pública proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento na Rede SUS de forma gratuita”, explicou a primeira-dama.

Para o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, o espaço é propício, porque a unidade já funciona 24h, e a tenda da Upa do Ipase, o seu funcionamento, para atendimento as ações do ‘Outubro Rosa’ será em horário estendido, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde, atendem das 8h às 16h, e neste local será das 17h às 21h.

“No local é feita a triagem, onde a paciente afere a pressão, temperatura e glicemia. Nos consultórios, as mulheres podem realizar o exame preventivo da CCO, assim como testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, além da solicitação de mamografia. Já nas 22 Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e serviços especializados, estes mesmos serviços estão sendo ofertados, no horário de expediente destas unidades, das 8h às 16h. As mulheres que não podem fazer os exames neste horário de funcionamento das unidades, porque trabalham, e cumprem carga horário em seus empregos, podem procurar a Tenda da Prevenção, na Upa do Ipase que ficará até as 21h para estes atendimentos, sendo esta, mais uma ação em respeito à Saúde da Mulher, no Outubro Rosa”, alertou Gonçalo Barros.

O Superintendente da Atenção Primária à Saúde de Várzea Grande, Geovane Renfro, lembra que a Atenção Primária à Saúde (APS) tem um papel fundamental na orientação da população e no monitoramento dos indicadores de saúde. Nesse sentido, é imprescindível a construção de estratégias e realização de ações em saúde nos meses em que ocorrem Campanhas Nacionais.

“Para a Saúde Pública, por exemplo, comemora-se a campanha de conscientização da prevenção e controle do câncer de mama e colo do útero, neste mês de outubro, e são realizadas diversas ações de promoção à saúde com incentivo ao empoderamento e autocuidado feminino. Por isso, todas as Unidades de PSF do município no mês de outubro, estão desenvolvendo ações voltadas à conscientização da importância da saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama, além de orientações sobre a promoção e prevenção da saúde da mulher. Nas Unidades Básicas são feitas coletas de exames citopatológicos, solicitação de mamografia, consultas médicas, vacinas, teste rápido (Sífilis, Hepatite B e Hepatite C), aferição de pressão arterial, busca ativa de mulheres nas comunidades, que não comparecem para realização de exames, o que é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, e neste novo ponto na Tenda da Prevenção do Outubro Rosa os mesmos serviços estão sendo ofertados neste horário estendido”, explicou ele.