O último trimestre do ano é sempre marcado pela oferta de novas vagas de empregos, seja nos setores do comércio, da indústria ou da prestação de serviços. Boa parte das oportunidades é formada por empregos temporários, mas que podem ser a porta de entrada de muitos trabalhadores, como também, de reinserção para quem já tem experiência. Aproveitando a melhor época do ano em abertura de novos postos, a prefeitura de Várzea Grande lança, de forma inédita, o ‘Balcão de Emprego’, mais um produto do programa VG+Emprego, criado na gestão do prefeito Kalil Baracat.

Todas as vagas ofertadas no ‘Balcão de Empregos’ são atualizadas diariamente e integram o mercado formal, aquele regido pela CLT, com carteira assinada. Para acessar as oportunidades de emprego, basta clicar no banner que está disponível no site institucional da prefeitura: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/vagas-sine .

A relação de vagas é fruto de um esforço mútuo. Existe a busca ativa por vagas feita pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, que desde julho deste ano iniciou um trabalho, também inédito, de porta em porta nas empresas instaladas na cidade à procura de vagas. Empresas que estão se habituando a buscar a secretaria para ofertar as vagas com os perfis profissionais desejados, há ainda um monitoramento junto às empresas especializadas na intermediação de empregos e, a também, a parceria com o Sine, que depura as vagas que são ofertadas em Várzea Grande e envia para divulgação no site. A atualização do Sine é semanal.

Como explica o prefeito Kalil Baracat, é uma política de seu governo criar todas as condições para geração de empregos aos várzea-grandenses. “Seja por meio da intermediação, seja incentivando o empreendedorismo, seja fomentando as empresas de todos os portes, nós queremos empregar cada vez mais a nossa população. Emprego gera renda e melhora a qualidade de vida das famílias e, por consequência, de toda cidade. Com essa iniciativa inédita de atualizar a oferta de vagas no nosso site estamos criando uma ponte entre quem está desempregado e quem precisa empregar. É uma ação feita a várias mãos onde todos saem ganhando”.

O secretário titular da Pasta, Charles Caetano Rosa, explica que o programa VG+Emprego tem várias frentes e a meta é aproximar a oferta de vagas de quem precisa. “Iniciamos essa intermediação de vagas de trabalho por meio de uma busca ativa aqui dentro do Várzea Grande Shopping, onde está localizada a secretaria. Cobrimos 100% das lojas. O resultado foi muito bom e expandimos essa busca ativa para às empresas instaladas pela cidade. Hoje, após estabelecer essa relação direta, temos empresas que já nos procuram com vagas em aberto, para contratação imediata e pudemos então criar esse ‘estoque’ de vagas”.

Ainda como explica Charles, entre os próximos passos do VG+Emprego está a criação de um posto de atendimento dentro do terminal André Maggi, local por onde passam cerca de 60 mil pessoas diariamente, criar um posto de atendimento itinerante para levar a oferta de vagas os bairros mais distantes do Centro da cidade. “Quem está desempregado tem muita dificuldade em se deslocar. Por isso, um atendimento móvel vai abreviar essa busca e ampliar o número de vagas preenchidas em Várzea Grande. A cidade está em pleno desenvolvimento e a oferta de vagas é constante, diária. Estamos aqui para captar as oportunidades e apresentá-las para quem precisa”.

Para o próximo ano, o prefeito Kalil já confirmou – em reunião realizada nesse mês com a equipe da secretaria – que o Município vai disponibilizar um veículo, tipo Van, equipado com computadores e internet para que a relação de vagas chegue a todas as localidades de Várzea Grande, especialmente nos bairros mais distantes e de maior índice de trabalhadores sem ocupação.

Ainda como destaca Charles, além da intermediação, as vagas que estão expostas são todas com carteira de trabalho assinada e para empregabilidade imediata e em Várzea Grande. “São empresas de todos os portes e segmentos com várias oportunidades, sendo que boa parte oferece também benefícios aos trabalhadores, com claras chances de crescimento e capacitação funcional”.

De janeiro a agosto desse ano, conforme a mais recente atualização do Novo Caged, do ministério da Economia, foram criadas em Várzea Grande, 1.977 novas frentes formais de trabalho.