Mil mudas são plantadas no Distrito Industrial; Prefeitura quer arborizar cidade com apoio de toda sociedade
VG+VERDE

Mil mudas são plantadas no Distrito Industrial; Prefeitura quer arborizar cidade com apoio de toda sociedade

Evento com participação de autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, órgãos de fiscalização, setor privado, estudantes e comunidade reforça necessidade de cuidar do meio ambiente

Mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas na Avenida Principal do Distrito Industrial e arredores, numa ação do projeto “Várzea Grande Mais Verde”, parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável com a Associação de Empresários do Distrito Industrial e com a Cooperativa de Extração Mineral para Ceramistas - Mato Grosso (Coopemcer). O plantio já vinha ocorrendo ao longo dos últimos dias, mas o evento simbólico ocorreu nessa quarta-feira (26), com a participação de diversas autoridades, empresários, estudantes e moradores locais.

Para o prefeito Kalil Baracat, atuar em conjunto com todos os setores da sociedade é pensar além do presente.  “Pensando num clima melhor e na conscientização das futuras gerações, a gente vem fazendo esse trabalho com os parceiros que temos”. O gestor destacou que a urbanização e arborização da cidade é uma das prioridades de sua gestão e adiantou projetos que serão colocados em prática em breve. “Nós vamos fazer toda a revitalização do Distrito Industrial, a urbanização e arborização de uma grande avenida que dá acesso ao Distrito Industrial e outras grandes avenidas do centro da cidade. Tudo isso para que a gente tenha uma cidade mais bonita, mais atrativa e, com isso, a gente eleva a autoestima da nossa população”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, agradeceu ao prefeito e aos empresários pela viabilização da parceria e destacou que, no mundo atual, o desenvolvimento não pode estar desatrelado da questão ambiental. “Todos nós sabemos que não existe - e se engana quem fala que existe - oposição entre desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental. Então, o prefeito está de parabéns pela visão moderna de administrar a cidade para que haja esse trabalho de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida da população. Quero agradecer também a todos os empresários e parceiros que contribuíram para que nós pudéssemos realizar este evento de maior importância para essa região e para a cidade de Várzea Grande”, declarou.

Corroborando a visão de Célio Santos, o coordenador do Comitê Ambiental do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Adriângelo Antunes, disse que a tendência nos próximos anos é que a gestão ambiental seja um dos itens a serem considerados no julgamento das contas dos Municípios. “A questão do plantio de mudas é uma parte importante desse processo, que passa pela educação ambiental, pela questão técnica e também para que o meio ambiente seja um dos pontos de controle do Tribunal de Contas. Eu acredito que em dois anos passará a ser um dos pontos. Então, o TCE apoia essa ação da Prefeitura de Várzea Grande”, elogiou.

Representando os empresários que doaram a maior parte das mudas e estacas, Nivaldo Caldas, da Associação de Empresários do Distrito Industrial de Várzea Grande, conta que idealizou o projeto com o intuito de promover o verde na região. “Criei esse projeto porque Cuiabá e Várzea Grande não são mais verdes como eram antigamente. Hoje em dia tem muito asfalto. Então eu me baseei em cidades como Maringá, São José do Rio Preto, João Pessoa e outras. Dessa forma, a gente vai criar esse hábito de plantar árvores e isso vai para as gerações futuras. Daqui há 5 anos, vai ter no mínimo 5 mil árvores plantadas por nós”, projetou.

Nivaldo salienta que, nesta segunda edição do projeto, o trabalho conta com profissionais como biólogo, engenheiro florestal e equipe para cuidar da irrigação das plantas.  

A vereadora Rosy Prado, autora da Lei nº 4.850/2021, que fomenta a doação de contribuições financeiras ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e também de mudas de plantas por qualquer cidadão para o Executivo municipal, falou da alegria em participar da grande ação de plantio. “Quando nós idealizamos o projeto de lei intitulado Sementes do Bem, no ano passado, o nosso prefeito imediatamente sancionou o nosso PL, que hoje é a Lei 4.850/2021, onde a gente tem responsabilidade não só com a nossa população, mas principalmente com o meio ambiente. Então, é uma satisfação muito grande estar aqui para parabenizar”.