O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, entregou nesta quinta-feira (27) a reforma, ampliação e modernização da Escola Municipal de Educação Básica “Profª Maria Pedrosa de Miranda”, no bairro Parque Sabiá, região do Grande São Mateus, em Várzea Grande. Foram investidos R$ 3 milhões que irão beneficiar ao menos 700 alunos de 04 a 05 anos, sendo R$ 1.503.473,86 milhão somente na infraestrutura e o restante na compra de mobiliários, equipamentos e materiais pedagógicos digitais de ponta.

A EMEB Maria Pedrosa foi inaugurada em 2008 quando Nico Baracat - pai do prefeito Kalil Baracat - era vice-prefeito de Várzea Grande, demonstrando o compromisso da família Baracat com a Educação de qualidade por décadas.

“Reformamos integralmente uma das escolas mais importantes por atender a quantidade de bairros que atende e por ser também uma região distante do centro da cidade. Em segundo lugar, porque leva o nome do meu pai na placa de inauguração. Minha família tem muitos serviços prestados na cidade e me sinto orgulhoso e também no dever de contribuir e deixar meu legado. É muito gratificante entregar uma escola municipal como esta e onde poucas escolas particulares possuem essa estrutura. Ela está toda equipada, mobiliada, climatizada, com materiais de qualidade. Queremos melhorar o ensino de Várzea Grande com esses investimentos, estamos apostando nas crianças, no futuro de Várzea Grande”, pontuou Kalil.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, destacou que devido a grande quantidade de alunos na região, as crianças eram atendidas em salas anexas a uma igreja no bairro e agora todas irão estudar devidamente da escola. “Hoje estamos entregando a EMEB Maria Pedrosa pronta para receber todos os alunos que antes estudavam em salas anexas. São pelo menos 700 crianças de 04 a 05 anos, que terão uma escola que foi totalmente reconstruída, com ampla área de lazer, lousas digitais, quadros de vidros, mesas tablet, e muita tecnologia para que a educação seja diferenciada”, detalhou.

Kalil Baracat também lembrou que assim como a educação é prioridade na sua gestão, outras áreas recebem obras importantes como o saneamento básico, o abastecimento de água, asfalto, uma nova Feira Popular no Ipase e uma Rodoviária.

“Quero reafirmar aqui meu compromisso com a sociedade várzea-grandense de solucionar o problema de abastecimento de água em toda a cidade. As obras das novas estações estão a todo vapor e em breve essas dificuldades ficarão no passado. Quero anunciar aqui que o senador Jayme Campos nos priorizou recursos para asfaltar todo o São Mateus, são R$ 3 milhões que já estão na conta e também que estamos licitando uma Feira Popular que será construída no bairro Ipase, além de outro compromisso meu com a população que é de construir uma Rodoviária para Várzea Grande. O projeto já está pronto, a área onde será construída será devolvida pelo Governo do Estado – onde funcionava o antigo Ceasa na Mário Andreazza – também já aportamos recursos com o Estado e o Governo Federal. Acreditamos que em 60 dias licitaremos e já em 2023 as obras serão iniciadas”, declarou o chefe do Executivo Municipal.

A Diretora da “EMEB Profª Maria Pedrosa de Miranda”, Loranil Maria de Campos Magalhães, lembrou que entre os itens da reforma que vão beneficiar os alunos está a segurança, com a retirada do portão principal da escola da avenida central. “A qualidade de vida e ensino ganha um salto com essa nova escola. A mudança de portão central trará mais segurança para os alunos e pais que não terá um trânsito tão intenso e de uma forma geral mudou tudo, reconstruiu tudo, aumentou salas, temos banheiros novos com chuveiros, na verdade é uma nova escola. Isso sem falar que temos todos os materiais novos, a exemplo de ar condicionado, ventilador, fogão, geladeira, computadores, tudo. Já é um presente de final de ano para a nossa grande comunidade”, declarou.

Vereador Emerson Cezar de Campos Magalhães, que é filho da diretora da escola destacou que o Poder Legislativo e o Executivo trabalham juntos pela cidade. Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Fábio Tadin, eleito deputado estadual, lembrou que os investimentos feitos no setor educacional representam investimentos no futuro e no desenvolvimento da cidade.

A Escola – A EMEB “Profª Maria Pedrosa de Miranda” possui área de 2.151.51 mil metros quadrados com área construída em quase toda a sua totalidade (2.086,47 m²). Foram investidos R$ 1.503.473, 86 milhão em sua reforma e ampliação, posto de transformação de energia, substituição de toda cobertura, parte elétrica, hidráulica e esgotamento sanitário refeito com troca de fossa, filtro e sumidouro; substituição de todos pisos, cerâmicas. Outros R$ 1.496 milhão foram para a compra de transformador, móveis novos para as salas de aulas e cozinha, refeitório, televisões, mesas tablets, quadros digitais e lousas de vidro, além de novos materiais didáticos e pedagógicos.