Unidades de Saúde de Várzea Grande realizam ações de combate ao câncer de próstata
NOVEMBRO AZUL

Unidades de Saúde de Várzea Grande realizam ações de combate ao câncer de próstata

Na próxima terça-feira, dia 08, haverá a abertura oficial das ações do 'Novembro Azul', na Tenda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, a partir das 17h. Os atendimentos seguem até o dia 30 de novembro.

A chegada do mês de novembro lembra a população dos cuidados com a saúde dos homens, especialmente relacionados ao câncer de próstata. As Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande (UBS) já estão organizadas para enfatizar os cuidados preventivos não somente para a doença, como para a necessidade de hábitos saudáveis, práticas de atividades físicas e cuidado em saúde, além da abordagem sobre os diabetes.

No dia 8 de novembro(terça-feira), haverá a abertura oficial das ações do ‘Novembro Azul’, em Várzea Grande na ‘Tenda da Prevenção', localizada na Upa do Ipase, a partir das 17h. Na Tenda do Ipase, os atendimentos vão até o dia 30 de novembro, das 17h às 21h, nas terças e quintas.Haverá atendimento médico, solicitação de exames para diagnóstico do câncer da próstata, exames para detecção de diabetes e aferição de pressão arterial, além der testes rápido de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Superintendência da Atenção Primária à Saúde, também organizou um cronograma de ações e serviços, que ocorrerão a partir também do dia 8 de novembro, para todas as 22 Unidades Básicas de Saúde do município, para este mês do Novembro Azul, que funcionarão em horário de expediente, das 8h às 16h,  onde serão realizados atendimentos médicos aos homens, orientações com palestra educativa sobre os cuidados com a saúde e o câncer de próstata, aferição de pressão. Haverá também coleta para teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, vacinações e solicitações de exames para diagnóstico do câncer de próstata (Exame do antígeno prostático específico -PSA-.

“O cuidado do homem vai para além da próstata. É preciso a conscientização para a busca dos hábitos saudáveis, controle do peso e prática de atividades físicas. Todas as ações são ofertadas nas UBSs de Várzea Grande, basta procurar a unidade de referência e buscar pelas atividades de promoção à saúde mais indicadas. A Tenda do Ipase, será o diferencial no atendimento, que são para os homens que trabalham o dia todo, e podem no período noturno, buscar atendimento e fazer os exames preventivos. O cuidado com a saúde dos homens acontece o ano todo, mas se concentra na mobilização deste mês. Deixamos nossas estruturas  prontas tanto na Tenda como nas UBSs,  para o acesso e acolhimento, nos cuidados da saúde do homem, onde serão abordados  temas de prevenção de violências e acidentes, planejamento familiar, saúde sexual, saúde reprodutiva, paternidade ativa, hábitos de vida saudáveis e cuidado de doenças como diabetes e hipertensão”, alertou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande Gonçalo de Barros.

Para o prefeito Kalil Baracat , 0' Novembro Azul' é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida especialmente aos homens, procurando conscientizá-los a respeito das doenças masculinas, enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

“O objetivo da Secretaria Municipal da Saúde neste mês, é abordar a Saúde do Homem de forma integral e enfatizar, aos homens acima de 60 anos, a temática do Câncer de Próstata.  A procura pelo cuidado em saúde entre as mulheres é maior que entre os homens. Por isso, cada UBS desenvolve a sua atividade específica para atrair a população masculina. Falar sobre promoção em saúde é o preceito do Sistema Único de Saúde, onde acontece nas UBSs, que ofertam atividades variadas para desenvolver a saúde e a prevenção das doenças”, comentou o prefeito , informando que a Tenda de Prevenção da Upa do Ipase, conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, no reforço da saúde preventiva de toda a população de Várzea Grande.

“Novembro Azul'' é uma campanha que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. A campanha é essencial, contribui para quebrar tabus, além de divulgar informações importantes sobre a doença. Várzea Grande inova com a Tenda do Ipase, que coloca à disposição os serviços de saúde do homem, em horário diferenciado, das 17 horas às 21 horas, todas as terças e quintas deste mês. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão, ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado e  praticar atividade física, fatores estes que ajudam também a prevenir os diabetes e doenças do coração”, explicou o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.