A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) de Várzea Grande apresenta, nos dias 7 e 11 de novembro, espetáculos teatrais sobre a relação da ciência com a vida de comunidades quilombolas e ribeirinhas. Com roteiro, direção e atuação de professores e alunos do programa Escola em Tempo Ampliado (E.T.A.), as peças compõem a programação da Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O primeiro espetáculo "Revisitando as Memórias de um Povo Ribeirinho", acontece no dia 7 de novembro, às 18h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Maria Barbosa Martins. O segundo, "CNPq um lindo Show - Ciência e Tecnologia - Contribuição dos Povos Quilombolas", da EMEB Eunice Cesar de Mello, acontece às 13h, no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), durante o Seminário de Diversidade e Educação das Relações Étnico-Raciais.

"O interessante dos espetáculos é que eles buscam tanto representar, quanto se conectar, com essas pessoas que, por sua tradição e cultura, têm um entendimento do mundo que vem mais da experiência cotidiana, mas que o olhar da Ciência pode contribuir para melhorias na saúde, educação e trabalho", explica o professor Jorge Eto, responsável pelo projeto.

Em ambas as peças, serão relatadas as memórias, lembranças e contos das comunidades e sua relação ao longo dos anos com a ciência e a tecnologia. "Quilombolas e Ribeirinhos, como todos nós, foram impactados pelo processo de evolução da ciência no Brasil e no mundo. Os efeitos foram tanto positivos quanto negativos e nosso objetivo é explorar isso durante as apresentações", explica o professor Maicon DPaula, assessor técnico do E.T.A. da área de Teatro.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo MCTI, por meio de incentivos para atividades de âmbito municipal, estadual e federal. Esta é a XIX edição, com o tema "O Bicentenário da Independência – 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil". A Semana aconteceu entre os dias 17 e 23 de outubro, mas incentiva e desenvolve atividades ao longo de todo o ano.

O que: Espetáculos teatrais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;

Quando: Dia 07 de novembro - 18h;

Onde: EMEB Professora Maria Barbosa Martins - "Revisitando as Memórias de um Povo Ribeirinho"

Quando: Dia 11 de novembro - 13h;

Onde: Centro Universitário UNIVAG - "CNPq um lindo Show - Ciência e Tecnologia - Contribuição dos Povos Quilombolas".