Antônio de Jesus Carvalho, de 61 anos, comerciário, foi um dos cerca de 120 homens  atendidos, na Upa do Ipase, entre as 17h às 21h, na Tenda da Prevenção, na abertura oficial das ações e serviços do ‘Novembro Azul’ da Rede SUS de Várzea Grande, na prevenção ao câncer de próstata, realizada no final da tarde de ontem (8 de novembro).

“Valeu a pena dedicar uma hora, para cuidar da minha saúde e receber orientações de como melhorar a qualidade e o jeito de melhor viver sem doenças né. Eu trabalho o dia todo, na firma, e este horário, de atender após o expediente de trabalho, me animou a procurar ajuda, porque nunca realizei exame de próstata. A idade chegou e está na hora de me cuidar. Fiz testes de glicemia, verifiquei a pressão, e ainda passei pelo médico que solicitou o exame da próstata. Percebi que preciso me cuidar mais, e vou continuar.Recebi a informação de que a unidade de saúde do meu bairro, tem todos estes atendimentos de prevenção, o que eu posso fazer exames com mais frequência, e me cuidar mais”, disse ele.

Foram realizados, somente na abertura, 38 testes de sífilis, 40 aferição de pressão, 40 CCO, 38 testes de hepatite B,38 testes de hepatite C,40 testes de  glicemia, 21 agendamento de exame PSA, 21 orientação individual, 26 consultas médicas, fora que as equipes  multidisciplinares realizaram dinâmicas e palestras de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a valorização da vida e seus cuidados. Também foi abordado o tema sobre prevenção de outro câncer, o bucal e cuidados com o coração.

“A principal proposta do “Novembro Azul” é promover mudanças no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e a cuidarem constantemente da saúde. Percebemos que os homens também demonstraram o quanto é importante estar atento aos cuidados que se referem ao seu corpo e receber orientações de como melhorar a qualidade de vida. Sugiro que os homens de Várzea Grande procurem as Unidades Básicas de Saúde, localizadas em 22 bairros, próximas às suas residências e busquem ações de prevenção a saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

O secretário explicou ainda, que a ‘Tenda da Prevenção’, da Upa do Ipase, foi implantada para o ‘Outubro Rosa’, estendendo os serviços para prevenção dos cânceres que acometem mais os homens no 'Novembro Azul'.

“Na tenda continuamos a ofertar serviços preventivos, até o final do ano, para as mulheres, contra os cânceres de mama e colo do útero, e agora neste mês de novembro, acirram as ações de prevenção à saúde do homem. Sendo tenda da prevenção, também estão disponíveis os serviços de vacinas, contra a Covid-19. Lembrando que a tenda funciona em horário diferenciado, e somente nas terças e quintas, das 17h às 21h. Justamente para as pessoas que trabalham o dia todo, e não podem comparecer às unidades básicas que funcionam no horário normal de expediente, e que ofertam os mesmos serviços",disse Gonçalo de Barros.

Durante a ação, foi possível realizar serviços de saúde como: Testes de Glicemia, verificação de pressão arterial e Testes Rápidos, que detectam doenças como: Hepatites, HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

Entre as atividades ofertadas estavam: atendimento médico para pacientes acima dos 40 anos de idade, com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e de pênis; aferição de pressão arterial, realização de Testes Rápidos e palestras sobre a importância de realizar exames de rotina e cuidar da saúde constantemente.

Nas 22 Unidades Básicas de Saúde, os homens poderão comparecer, nos horários das 7h às 11 h e das 13:30 às 17h, e receberem o acolhimento humanizado, com acesso a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e assistentes sociais.

“Equipes totalmente dedicadas à melhoria da qualidade de vida dos homens e o acesso fácil e gratuito aos exames. Neste mês do ‘Novembro Azul’, as atividades serão em torno de orientações, com elucidação de dúvidas, com esclarecimento coletivo sobre o que é o Novembro Azul. Também recebem informações específicas sobre o programa de prevenção ao Câncer de Próstata. Outra dica importante, é que os cuidados com a saúde do homem, acontece todo o ano , com serviços exclusivos oferecidos  nas unidades de saúde. As atividades desenvolvidas pelas UBS’s são primordiais. A Secretaria de Saúde no conjunto de médicos, enfermeiros, e demais servidores, têm papel fundamental nesta campanha para que o tabu não gere preconceito, colocando em risco a saúde dos homens, daí a importância da conscientização, e a realizações de exames preventivos aos cânceres”, enfatizou o secretário Gonçalo de Barros.