O atendimento on-line, prestado pela secretaria de Gestão Fazendária, de Várzea Grande (Segefaz/VG), vem crescendo dia-a-dia. Assim como os descontos ofertados, está se tornando o diferencial da edição 2022 do Mutirão da Negociação Fiscal. Cerca de 150 atendimentos são realizados e efetivados por dia, sempre via WhatsApp.

Diferente das edições passadas, quando havia filas, tendas e cadeiras colocadas especialmente para dar conta do fluxo do Mutirão, essa edição em especial, vai se tornando um marco pela nova forma de se prestar atendimento. A maior demanda está vindo do canal WhatsApp, dentro do rol de benefícios que o Mutirão está ofertando, o atendimento online tem recebido diversas solicitações de simulações, parcelamentos, demonstrativos de débitos, boletins de cadastro imobiliário, certidões negativas, boletos e o próprio termo de parcelamento.

O atendimento, via WhatsApp, é feito pelo telefone 65-98459-8124. Esse canal está disponível de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h.  O atendimento por meio do famoso ‘zap’, é feito por servidores, atendimento 100% humano, que recebem as demandas e distribuiem aos coordenadores responsáveis por cada setor da Segefaz/VG.

Como pontua o prefeito, Kalil Baracat, o atendimento online, iniciado em 2020, era feito por telefone, via email e foi evoluindo, conforme a necessidade e ganho de expertize de toda a equipe envolvida. “Até que em 2021, o canal WhatsApp se firmou em economia de tempo e efetividade. Hoje está consolidado como um canal de comunicação da Segefaz/VG com a sociedade, com os contribuintes”.

“Tudo começou com o período de isolamento social, durante a pandemia do novo coronavírus. Aquele momento nos obrigou a buscar meios e ferramentas que permitissem o atendimento online, mas ele tinha de ser efetivos, eficaz e principalmente, seguro, tanto para os contribuintes como para a gestão municipal. No decorrer do tempo fomos aprimorando o atendimento, ampliando o leque de serviços ofertados. Se hoje o atendimento online contabiliza mais demandas que o presencial, é sinal que estamos no caminho certo e que o contribuinte está seguro em lançar mão dessa comodidade. Desde o início da pandemia, o prefeito Kalil Baracat determinou medidas que pudessem manter o atendimento da forma mais simples, facilitada e ao alcance de todos”, explicou a titular da Pasta, Lucineia dos Santos.

Mesmo que haja preferência por um canal online e ágil, o prefeito faz questão de deixar claro que o atendimento presencial segue e seguirá existindo no Paço Municipal e na sede da Segefaz/VG no prédio da Administração Regional, no Cristo Rei. “Sabemos que muitas pessoas fazem questão do atendimento humano, feito por um servidor, como por exemplo, os idosos. Por isso, as equipes se revezam, quando há maior demanda no presencial, o pessoal reforça o atendimento no CAC. Se há demanda no ‘zap’, a equipe dá o suporte lá”, completa o Chefe do Executivo.

Na prática, o atendimento pelo canal WhatsApp pode ser dimensionado pelo relato da superintendente da Segefaz/VG, Michele Kovacs. “No último dia 3, após o retorno do recesso de Finados, em apenas uma hora, das 8h às 9h, foram contabilizados 165 atendimentos online. Sem medo de errar, há dias que fechamos com mais de 200 pessoas atendidas, que tiveram suas demandas resolvidas”.

O prefeito frisa ainda que essa grande demanda é fruto dos resultados obtidos junto ao atendimento. “União da agilidade e da eficiência no atendimento e na resolução das demandas. O atendimento online da Segefaz/VG caiu no gosto do várzea-grandense”.

O MUTIRÃO – Iniciado há cerca de um mês, em 5 de outubro, o período que concede prazos e condições especiais de saneamento de dívidas termina no dia 30. A edição 2022 do ‘Mutirão de Negociação Fiscal’ está ofertando até 97% de descontos sobre juros e multas de dívidas junto ao Fisco municipal. Além dos descontos sobre o pagamento à vista, os débitos poderão ser parcelados em até 60 meses.

Tributos como o IPTU, Alvará de Localização e Funcionamento e ISSQN que estejam, em aberto, e vencidos até 31 de dezembro de 2021 estão compreendidos pela Lei Complementar 4.986/2022, que valida as condições especiais do Mutirão.

Além do atendimento online os contribuintes podem se dirigir à sede da Prefeitura Municipal, à Administração Regional do Cristo Rei ou ainda, à Procuradoria Municipal, para aqueles credores com dívidas já judicializadas.

Quem optar pelo atendimento virtual/online pode escolher entre os canais: site oficial de Várzea Grande, no endereço www.varzeagrande.mt.gov.br ou pelo celular através de WhatsApp no número 65 98459 8124.

DESCONTOS - Pagamento à vista: desconto de 97% (noventa e sete por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora; ou

Pagamento parcelado:

a) em até 06 (seis) meses: desconto de 90% (noventa por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

b) de 07 (sete) a 12 (doze) meses: desconto de 80% (oitenta por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

c) de 13 (treze) a 18 (dezoito) meses: desconto de 70% (setenta por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

d) de 19 (dezenove) a 24 (vinte e quatro) meses: desconto de 65% (sessenta e cinco por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

e) de 25 (vinte e cinco) a 36 (trinta e seis) meses: desconto de 60% (sessenta e por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

f) de 37 (trinta e sete) a 48 (quarenta e oito) meses, exclusivamente na hipótese do valor total da dívida entre 16.500 (dezesseis mil e quinhentas) Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande - UPF e 33.000 (trinta e três mil) Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande - UPF, com desconto de 55% (cinquenta e cinco por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora;

g) de 49 (quarenta e nove) a 60 (sessenta) meses, exclusivamente na hipótese de o valor total da dívida ser superior a 33.000 (trinta e três mil) Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande - UPF, com desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da multa moratória e dos juros de mora.