Duzentos e cinquenta e oito jovens residentes em Várzea Grande participaram, na manhã desta quinta-feira (10), da solenidade de juramento à bandeira e entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) ao serviço militar inicial, no Paço Municipal Couto Magalhães.

O evento marcou a retomada do ato cívico, que não ocorreu em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19. A partir de 2023, a expectativa é de que volte a ocorrer a cada 3 meses, de acordo com o coordenador da Junta de Serviço Militar, Gonçalo Ciríaco da Costa Filho.

A cerimônia, que foi acompanhada por autoridades e familiares dos reservistas, teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Várzea Grande pelo prefeito Kalil Baracat, pelo vereador Cleyton Nassarden Guerra - “Sardinha” e pelo secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, respectivamente. Em seguida, houve a entrada das bandeiras nacional, estadual e municipal, conduzidas pelos porta-bandeiras da Guarda Municipal. Os 258 jovens fizeram o juramento à bandeira e executaram o hino nacional.

O prefeito Kalil Baracat, na condição de presidente da Junta de Serviço Militar em Várzea Grande, fez o pronunciamento oficial.

“Prezados jovens, neste momento, vocês prestam perante à bandeira nacional, o mais sagrado e sublime dos juramentos. Acabaram de dizer ao Brasil que, se preciso for, não hesitarão em por ele sacrificar a própria vida. Jamais se esqueçam de tão solene promessa. Um juramento não é um conjunto de palavras vãs, mas um compromisso perpétuo com a nossa pátria. Por vários motivos vocês foram dispensados de vestir a gloriosa farda do Exército brasileiro, no entanto, a partir do juramento prestado, há um vínculo entre o Exército e vocês, que passam a constituir a reserva da força terrestre”.

O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, explica que o juramento à bandeira é uma complementação do exercício da cidadania, importante para que os homens estejam quites com suas obrigações.

“Dentro da nossa legislação, todo jovem do sexo masculino deve, no ano em que completa 18 anos, se alistar na Junta de Serviço Militar da sua cidade para participar do processo de seleção para o serviço militar obrigatório”, afirma. Ele explica ainda que todos os 258 jovens passaram pelo alistamento e pela seleção, na qual foram dispensados da incorporação por motivos diversos, seja motivo de saúde, excesso de contingente, entre outros.

“Nesse sentido, os jovens fazem o juramento à bandeira para poder receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que é o que garante a eles a certificação de que cumpriram com as obrigações perante a pátria. Com esse documento, eles podem fazer concurso público, gozar de todos os seus direitos durante suas vidas”, informa.

Allan Christian Benedito da Costa Arruda, 18, destacou a importância do momento para ele. “Eu só não fui para o Exército porque tenho obrigações na minha vida pessoal, tenho um avô idoso para cuidar e consegui um emprego fixo. Mas a princípio eu queria sim ir para o Exército. Mas é como eles disseram: a partir do momento em que você faz esse juramento, você assume um compromisso com a nação e vai estar à disposição. Então, eu levo muito isso em consideração. Se eles precisarem, vou estar à disposição”, asseverou.

Segundo Allan Christian, o momento ficará guardado em sua memória. “Achei bem interessante, vai ficar marcado. Espero que todos os jovens que passarem por isso um dia sintam a mesma coisa que eu senti hoje, que é orgulho de ser brasileiro”, declarou.

Participaram da cerimônia os vereadores Cleyton Nassarden Guerra “Sardinha”, Enfermeiro Emerson, Professora Eucaris, Pedro Paulo Toalres “Pedrinho”, Rosy Prado; ossecretários municipais Benedito Gonçalo de Figueiredo (Governo), Célio Santos (Meio Ambiente), Ana Cristina Vieira (Assistência Social), Giorgio Antunes de Barros (chefe de gabinete), João Carlos Cardoso (Planejamento); o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado; o presidente da Uniao Várzea-Grandense de Associação de Bairros (UNIVAB), Claido Celestino Batista; o delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar, primeiro-tenente do Exército José Roberto de Paula Santos.