A prefeitura de Várzea Grande, por meio da Saúde Pública, ampliou a faixa etária para aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, a partir desta sexta-feira (11), para pessoas com 35 anos ou mais, que já poderão receber o reforço da imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a ampliação do público ocorre em razão da baixa procura pela vacina e pela previsão de chegada de novos lotes de imunizantes, além da aproximação da nova onda da pandemia.

Serão aplicadas doses da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente do fabricante que tenha sido aplicado anteriormente.

Para receber a vacina é preciso ter recebido a terceira dose há mais de quatro meses, apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, faz o alerta, para que as pessoas se vacinem, única forma de evitar formas graves da doença.

“Desde o início da pandemia de Covid-19, o coronavírus continua a evoluir, dando origem a muitas linhagens descendentes e até mesmo recombinantes, segundo os especialistas. Agora a mais recente é a BQ.1, uma sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza o monitoramento contínuo das diferentes linhagens, aponta que a cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9%. Diante da identificação de uma nova variante do coronavírus, achamos prudente dar o alerta, para que os várzea-grandenses que ainda não se vacinaram, ou não completaram seu ciclo vacinal, procurem os pontos de vacinação, nas 22 Unidades Básicas de Saúde e no Ponto da Upa do Ipase”, alertou o secretário.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde,Relva Cristina de Moura, a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, será aplicada em pessoas com 35 anos ou mais em Várzea Grande.

“É necessário ter tomado a dose de reforço há pelo menos quatro meses. As pessoas  devem comparecer com documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina onde conste o registro da dose de reforço. Se o cartão for extraviado, será realizada busca nos sistemas de registro. As aplicações de reforço são importantes para a manutenção da proteção de grupos de maior vulnerabilidade, reduzindo internações e prevenindo óbitos provocados pela doença”, disse ela..

Pode tomar a quarta dose quem tem idade a partir de 35 anos ou mais e que tenha recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Também estão contemplados os adolescentes, de 12 anos a 17 anos, com alto índice de imunossupressão.

Confira quem deve tomar a vacina :

- Primeira dose: Todas as pessoas com 3 anos a mais - Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).

- Segunda dose: Todas as pessoas com 3 anos a mais - Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). As pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas e com CoronaVac há 28 dias.

- Terceira dose: Pessoas a partir de 12 anos ou mais. Serão vacinadas há, pelo menos, quatro meses, após terem tomado a segunda dose.

- Quarta dose: Pessoas a partir de 35 anos a mais( adultos e idosos).

- Observação: Pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos devem receber uma dose adicional 2 meses após o esquema primário.

Onde Vacinar:

-Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.

Horário expediente normal- Das 7:30 às 11 e das 13h30 às 16h.

1-Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa) ;

2- Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia) ;

3- ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );

4-ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

5- Clínica de Atenção Primária a Saúde - Miguel Baracat (24 de dezembro);

6-ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

7- ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;

8-ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

9-ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

10-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória) ;

11-ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur) ;

12-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara) ;

13- USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);

14- ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado) ;

15-ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus;

16-Centro de Saúde Cohab Cristo Rei ;

17-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

18-ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);

19-Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

20-ESF Aurilia Salles Curvo/Jardim União;

21 e 22- ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

- Ponto específico da Upa do Ipase - na Tenda da Prevenção- Também há a vacina contra a Covid-19.

- Horário das 8h às 16h.

Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens ,  adultos e idosos.