Solidariedade, união e consciência socioambiental foram as tônicas do “Chá da Tarde Beneficente” organizado pela primeira-dama e coordenadora do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras, promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, nessa quinta-feira (10), no restaurante Mirante das Águas.

O evento reuniu dezenas de personalidades que são referência em suas áreas de atuação em Várzea Grande e Cuiabá - como empresárias, membros do Judiciário, políticas, influenciadoras, profissionais liberais, colunistas sociais - para promover a doação de itens de moda, que serão vendidos no Bazar do Bem, que este ano vai ocorrer nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Espaço Cultural ‘Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite’, na Orla da Alameda Júlio Müller.

Voluntária e coordenadora do GAAT, Kika Dorilêo Baracat destacou que, neste ano, toda a arrecadação com as vendas do bazar serão revertidas para a Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento, que oferece atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência. “A Lírios é uma instituição séria, reconhecida fora de Várzea Grande pelo trabalho especial, atencioso e muito respeitoso que presta não só à mulher vítima de violência doméstica, mas também aos filhos dessa mulher. É uma instituição que abraça a família”, disse.

De acordo com a primeira-dama, a escolha pela entidade se deu devido aos altos índices de violência contra a mulher em Várzea Grande e ao fato da Lírios ter um projeto de ampliação do trabalho que já realiza. “Foi sopesando esse índice de violência contra a mulher aqui da cidade e a necessidade de atendimento psicossocial para essa mulher, sabendo que a Lírios quer construir uma sede própria (porque ela está ainda em um prédio cedido) que nós ponderamos e decidimos, na equipe do GAAT, abraçar a Lírios”.

De acordo com a diretora administrativa da Lírios, Taynara Moraes, o valor que será doado à instituição será de extrema importância. “Nós ganhamos um terreno ao lado da atual sede que nós temos hoje. E o dinheiro será para iniciar a construção, será o início de um grande sonho. Nós pretendemos ampliar o atendimento às mulheres e aos seus filhos, ampliar para ter oficinas, treinamentos, ser um núcleo para empoderar a mulher. Vai ter além do atendimento psicológico clínico, o atendimento social para encaminhar para a rede de enfrentamento, para os CREAS e fazer o atendimento integral à mulher no município de Várzea Grande, sempre com a parceria da Prefeitura”, informou.

A médica Gabriela Zandonaide Dorilêo, diretora da Rede Cegonha em Várzea Grande, compareceu ao Chá da Tarde Beneficente vestindo um vestido preto, da marca Patrícia Motta, que ela adquiriu na primeira edição do Bazar do Bem por cerca de 15% do valor original. A peça pertencia à primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, que o doou para o projeto.

“O Bazar do Bem veio abraçando, estimulando esse consumo consciente porque, muitas vezes, a gente não usa as roupas com tanta veemência e pode doar para outras pessoas, que vão aproveitá-las de outra forma, repaginá-las em um outro estilo. Isso é muito legal e uma prova disso é este vestido que estou usando. Eu comprei no primeiro Bazar e já perdi a conta de quantas vezes já usei”, contou Gabriela.

Segundo a médica e voluntária do Bazar do Bem, a experiência de compra no evento é uma oportunidade para quem busca roupas e sapatos de qualidade a preços mais em conta. “Eu me deparei com muitas oportunidades! Minha filha na época tinha 6 meses e eu comprei 10 pares de sapatos para ela, todos com valores bem acessíveis, de 20 reais, 10 reais. Sapatos de boa qualidade. Camisas para os meus filhos eu comprei várias! Pro meu marido e pra mim... Eu fui bastante feliz nas minhas escolhas. Super recomendo e convido a todas as pessoas para participarem conosco como voluntários, como doadores, como consumidores. O Bazar é um projeto maravilhoso que estimula as pessoas nesse consumo consciente”, comentou.

Esta será a segunda edição do Bazar do Bem, que vai reverter toda a sua arrecadação para a Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento – Lírios. No ano passado, o Bazar do Bem arrecadou mais de 6 mil peças de roupas, calçados e acessórios, que geraram um faturamento de mais de R$ 97 mil, valor que foi totalmente doado para o Lar dos Idosos “São Vicente de Paulo”. Neste ano, a meta é superar as marcas atingidas em 2021.

Como doar:

As doações para o Bazar do Bem continuam durante todo este mês de novembro. Quem quiser contribuir, pode entregar roupas, sapatos e acessórios novos ou usados, adulto e infantil, na Prefeitura de Várzea Grande, nas secretarias municipais ou sede da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Várzea Grande. Quem não puder levar sua doação, a equipe do GAAT está disponível para buscar os produtos, basta entrar em contato pelo telefone (65) 98121-2215 (WhatsApp).