Diretora executiva da Lírios destaca parceria da Prefeitura de VG em trabalho voltado às mulheres vítimas de violência
ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

Diretora executiva da Lírios destaca parceria da Prefeitura de VG em trabalho voltado às mulheres vítimas de violência

Entidade é a escolhida pelo GAAT para receber toda arrecadação do Bazar do Bem deste ano

A Lírios – Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento é uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2013, oferece atendimento psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual e também aos seus filhos. O serviço é prestado de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um local cedido. Atualmente, cerca de 60 pessoas são atendidas por mês, sendo que mais de 13 mil meninas e mulheres já foram beneficiadas ao longo desses 9 anos, com terapias psicológicas, cursos de empreendedorismo, palestras, entre outras atividades.

Por conta da seriedade e impacto deste trabalho, a Lírios foi escolhida pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) para ser beneficiada com todo o valor que será arrecadado com o Bazar do Bem, a ser realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Espaço Cultural ‘Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite’, na Orla da Alameda Júlio Müller. De acordo com a diretoria da Lírios, o recurso será utilizado para dar início à obra da sede própria.

A diretora executiva da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo, explica que esta não é a primeira parceria entre a entidade e a Prefeitura de Várzea Grande. Durante o Chá da Tarde Beneficente, realizado na última quinta-feira (10) para arrecadar roupas para o bazar, ela revelou que o primeiro apoio governamental recebido pela Lírios foi da atual gestão do Executivo. “Foi no governo do prefeito Kalil Baracat que nós conseguimos o primeiro convênio com a Prefeitura de Várzea Grande. E aqui eu faço honra também ao professor e amigo Sílvio Fidelis, porque o primeiro convênio foi com a Secretaria de Educação, para contratar a psicóloga. E neste ano conseguimos o convênio com a Secretaria de Assistência Social para contratar uma assistente social e manter a psicóloga”, disse.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a Pasta integra a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e, por conta disso, desenvolve uma série de ações que visam tanto prevenir a situação, quanto atuar quando o direito já está violado. “Nós temos uma parceria importante com a Lírios. Temos também participação no Conecta 21. Então, vamos realizar no município de Várzea Grande, por exemplo, uma sessão solene com o prefeito e a primeira-dama, que é o Laço Branco, em que o homem adere à essa ação de enfrentamento à violência contra a mulher”, elencou.

Ana Cristina Vieira elogiou a escolha da Lírios como organização apoiada pelo Bazar do Bem 2022 e reforçou que toda sua equipe estará somando junto ao GAAT no evento. “A primeira-dama Kika Dorilêo está liderando mais uma ação social, que tem toda arrecadação revertida para esta importante instituição, que é a Lírios. E a Secretaria de Assistência Social tem a Kika como sua líder, a maior representatividade feminina no município. Então, estamos à disposição para trabalhar, para somar, com certeza”.