Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável recebe novos veículos para apoiar agricultura familiar, projeto de recuperação de nascentes e viveiro
AVANÇO

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável recebe novos veículos para apoiar agricultura familiar, projeto de recuperação de nascentes e viveiro

Dois caminhões-caçamba e duas Fiat Strada foram doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e uma caminhonete S10 foi obtida graças à recursos de TAC.

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), tem garantido a ampliação da estrutura de atendimento à população, com a doação de dois caminhões-caçamba e duas Fiat Strada, por parte da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) e com a aquisição de uma caminhonete S10, adquirida com recursos oriundos de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Ministério Público Estadual com empresa que precisou compensar danos ambientais. As entregas dos veículos ocorreram na sexta-feira (11).

Além disso, uma Toyota Hillux também foi doada pela SEAF para o Município. O termo de doação já foi assinado e a concessionária deve entregá-la nos próximos dias. Todos os automóveis são zero quilômetro.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, comemorou a ampliação da frota, destacando que isso marca um momento “excepcional” da agricultura familiar no município. “Temos por parte dos agricultores uma vontade muito grande de tornar as suas propriedades sustentáveis. Temos o prefeito Kalil Baracat, que é muito sensível à questão, até por um histórico da família dele, pois o saudoso Nico Baracat sempre apoiou a agricultura familiar. A nossa secretária de Estado, Teté Bezerra, e seus esposo, o deputado federal Carlos Bezerra, também têm um histórico de comprometimento com a causa. E a Secretaria Municipal conta com uma equipe muito engajada e estamos muito esperançosos de que vamos poder ampliar nosso trabalho junto aos pequenos produtores”, disse.

De acordo com o gestor, a partir desta semana, os veículos já estão disponíveis para uso. Os caminhões-caçamba, com capacidade de 15 toneladas cada, e uma das Fiat Strada serão usados no transporte de materiais e insumos para os agricultores, como calcário, fertilizantes, terra preta, entre outros.

Para ter acesso a esse tipo de ajuda, os pequenos produtores devem seguir o mesmo mecanismo já utilizado no caso dos tratores, que é repassar a demanda para os presidentes das associações. “A ideia é que as comunidades, através dos seus representantes legitimamente eleitos por eles, façam a relação das demandas para que a gente possa elaborar uma programação de atendimento à essas solicitações”, explica Célio Santos.

No caso da caminhonete S10, o automóvel será utilizado prioritariamente pela Coordenação de Gestão de Meio Ambiente da SEMMADRS no projeto de recuperação de nascentes que compõem as microbacias dos córregos Traíra e Piçarrão, importantes afluentes do rio Cuiabá.

Uma Fiat Strada será destinada para uso da equipe do Viveiro Municipal, que está em fase de implantação dentro do Parque Bernardo Berneck e, neste ano, já produziu mais de 10 mil mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado. “Essa Strada vai ser muito útil para que a gente possa concretizar esse sonho da sociedade, que é implantar um viveiro municipal para ampliar a produção de mudas de árvores frutíferas para a gente apoiar a agricultura familiar e também mudas de árvores nativas para contribuir com a recuperação de áreas degradadas, tanto na zona urbana quanto rural”, afirma o secretário.