Vacinação contra Covid-19 para bebês entre 6 meses e 2 anos inicia em Várzea Grande
Ampliando a Proteção

Vacinação contra Covid-19 para bebês entre 6 meses e 2 anos inicia em Várzea Grande

A vacina para esta faixa etária de seis meses até menores de 3 anos e de 3 a 4 anos, será administrada somente em um único local, na Tenda da Prevenção da Upa do Ipase.

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande,  inicia nesta quinta-feira, 24, a vacinação de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades  e sem comorbidades ,contra Covid-19, e também continua a vacinação para crianças de 3 a 4 anos. A vacina pediátrica Pfizer baby estará disponível somente na Upa do Ipase, na ‘Tenda da Prevenção’, de segunda a sexta das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.

“As crianças desta nova faixa etária somente poderão receber a vacina da fabricante Pfizer, cujo frasco tem a tampa de cor vinho. O esquema previsto é de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e de oito semanas entre a segunda e a terceira doses”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros. 

De acordo ainda com o secretário, o Ministério da Saúde, considera comorbidades em crianças, as seguintes doenças, e que os pais devem se atentar e vacinar para evitar riscos de morte: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.

O alerta é que os pais e responsáveis devem levar seus filhos para vacinar e é preciso levar a certidão de nascimento do bebê, comprovação de comorbidade se tiver, além do comprovante de residência e dos documentos de identificação do responsável pelo bebê, cartão SUS e se tiver o cartão vacinal da criança.

“Os pais podem se antecipar e fazer no site da prefeitura pelo endereço eletrônico, www.varzeagrande.mt.gov.br, o cadastro, e clicar no banner de imunização. Mas na Tenda da Prevenção da Upa do Ipase, as equipes estão também cadastrando as crianças e vacinando. Somente neste local que haverá vacinação em crianças, para não haver desperdícios de doses, e é um local mais seguro, para levar as crianças. A Tenda está localizada no anexo da Upa do Ipase, com equipes multidisciplinares.  Lembrando também que na Tenda, estará acontecendo a vacinação de todas as faixas etárias, para quem ainda não completou a cobertura vacinal. A Covid-19 ainda não acabou, e a vacina está disponível na Rede SUS do município para todos. Os adultos poderão também procurar as unidades de saúde mais próximas de suas casas. Nas unidades o horário para vacinar funciona no  expediente normal das unidades”, alertou Gonçalo de Barros.