A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Semob), está instalando lixeiras subterrâneas nas vias principais de pontos turísticos da cidade, como a Passagem da Conceição, Distrito de Bonsucesso, Chapéu do Sol e no Paço Couto Magalhães, atrás da Secretaria de Educação.

Os trabalhos tiveram início neste mês e a previsão é de que outros equipamentos de coleta de resíduos como esse sejam implantados no Centro da cidade e avenidas movimentadas dos bairros. “Vamos focar nos pontos turísticos para que as pessoas não coloquem esse lixo nas calçadas e nos canteiros centrais. Depois vamos colocar em avenidas como a Filinto Muller, no são Matheus, no Centro”, afirma o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

A lixeira subterrânea tem capacidade de 2 mil litros e necessita de um caminhão muck específico para retirada do lixo, que foi exigido pela Prefeitura em contrato com a empresa prestadora de serviço e já está em operação. Outra vantagem, além do maior porte, é a higiene e o aspecto visual, já que evita a possibilidade de lixo revirado na rua.

O secretário Breno Gomes afirma que cada lixeira subterrânea custa em torno de R$ 10 mil, por isso, pede a parceria da população no cuidado com os equipamentos. “Uma das preocupações do prefeito Kalil Baracat é de que façamos investimentos para deixar a cidade mais limpa, bonita e organizada, para que seja agradável aos moradores e às pessoas que vêm para conhecer Várzea Grande. Estamos fazendo o dever de casa, mas a colaboração de todos é imprescindível para que esses contêineres semienterrados durem o máximo de tempo possível”, afirma.