A luta por direitos e empoderamento das mulheres tem sido a grande causa desta edição do Bazar do Bem, que vai destinar à Lírios - Liga de Reestruturação das Irmãs Ofendidas no Seu Sentimento, entidade que oferece atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência, toda a arrecadação com as vendas de roupas, calçados e acessórios nestes dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro Cultural ‘Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite’, na Orla da Alameda Júlio Müller.

Durante a abertura do evento, a diretora executiva da organização filantrópica, Maria Fernanda Figueiredo, relatou um pouco do trabalho e convidou a todos a serem voluntários. “Estamos há 9 anos atendendo mulheres e meninas vítimas de violência. Este momento é importante para evidenciar que Várzea Grande tem um espaço de acolhimento que oferece atendimento psicossocial. Temos duas psicólogas voluntárias e uma contratada por meio do convênio com a Secretaria Municipal de Educação. Vamos contratar mais duas psicólogas para atendimento o público infantil porque nós temos uma demanda enorme de meninas que infelizmente são vítimas de violência sexual e violência doméstica”, relatou.

 A secretária municipal de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou que a Pasta também tem um convênio com a Lírios, por meio do qual é disponibilizada estagiária de Serviço Social, e enfatizou todo o aparato que as mulheres várzea-grandenses dispõem para combater a violência contra a mulher. “É importante dizer que em Várzea Grande temos uma rede de enfrentamento. Estamos nos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e Várzea Grande tem Casa de Amparo, tem a Lírios, tem o movimento Conecta 21, tem a OAB, tem BPW, tem vereadoras, defensoras, temos uma primeira-dama promotora de Justiça, tem a Secretaria de Assistência, tem Guarda Municipal com Patrulha Maria da Penha, enfim. Diante de qualquer situação, procure a Rede de Enfrentamento”, orientou.

Ana Cristina Vieira afirmou ainda que o Bazar do Bem tem o propósito de transformar vidas. “Cada mulher que contribuiu doando sua peça e hoje contribui comprando outra peça, vai impactar na vida dessa mulher que está ao nosso lado”, se referindo às acolhidas pela Lírios.

A vereadora Adriana Alves exaltou o propósito do Bazar do Bem. “A destinação é para uma causa maravilhosa, que eu defendo muito, que é o combate à violência contra a mulher. Para mim, é muito satisfatório estar aqui e contribuir não só com a presença, mas comprando porque é uma causa e nós estamos lutando para que mulheres se empoderem e saiam do ciclo de violência”, asseverou.

 

Mulheres Empreendedoras

Coordenadora do Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT), a primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, fez questão de apoiar outra ação da Prefeitura em prol das mulheres, juntamente com o Bazar do Bem: o projeto Mulheres Empreendedoras, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que leva cursos profissionalizantes para os bairros, no intuito de inserir mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Produtos em crochê, como vestidos, bolsas e xales, produzidos por Mulheres Empreendedoras estavam expostos para venda. Além disso, um balanço com capa de crochê, que ornamentava o espaço, foi produzido pela artesã Val Costa, uma das participantes do projeto, assim como o vestido de crochê usado pela primeira-dama no primeiro dia de evento, que foi feito pela artesã Heloneida Cerqueira.

“Esse modelito foi confeccionado pelas artesãs do projeto Mulheres Empreendedoras, da nossa Secretaria de Assistência Social, que atende as mulheres nos bairros levando cursos profissionalizantes. Elas são verdadeiras artistas e eu aproveito para parabenizá-las e agradecê-las e dizer para a população várzea-grandense que ano que vem o projeto Mulheres Empreendedoras volta com tudo”, informou a primeira-dama.

Os interessados em conhecer melhor o trabalho pode entrar em contato pelo telefone (65) 98404-6304 ou pelo Instagram @mulheresempreendedorassmas.

 

Tecearte

O trabalho da Associação das Redeiras de Limpo Grande – Tecearte também foi valorizado pela primeira-dama. No segundo dia do Bazar do Bem, ela vestiu uma blusa rosa com manga bufante e bordada pela artista Janaina Maria da Silva. “Eu sou muito fã das redeiras de Limpo Grande, admiro demais o trabalho delas! Elas emprestaram uma rede cor-de-rosa que tem tudo a ver com a temática que nós escolhemos este ano para o bazar, vieram em peso nos prestigiar e fizeram também esta peça que eu estou usando especialmente para mim. Aproveito para agradecê-las pelo carinho e pela criatividade”, declarou Kika.

Ela enfatiza que o Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) tem sido um grande parceiro da Tecearte. “Através do GAAT, nós conseguimos auxiliá-las a se associarem e elas fundaram a Tecearte. E com a Tecearte, elas se fortaleceram e, através do apoio da Prefeitura Municipal, elas estão participando de inúmeras exposições de artesanato no Brasil todo. Além de levar o nome e a cultura várzea-grandense, isso também reverteu em vendas porque elas me falaram que estão vendendo como nunca!”, relata a coordenadora do GAAT.

Para os interessados em conhecer melhor o trabalho dessas artistas, acesse @teceartemt e @jilainemaria @janaina4155