A pavimentação nas ruas do bairro Jardim Alá, em Várzea Grande, está em fase de drenagem. Ao menos 25 ruas do bairro já receberam o serviço de medição, limpeza, instalação de rede de abastecimento de água e de escoamento de águas pluviais. As próximas etapas serão de compactação do solo, impressão de base e sub-base e posteriormente o pavimento asfáltico.

Lançada no final de julho deste ano, as obras integram o pacote de R$ 40,3 milhões de investimentos em infraestrutura em parceria com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, emendas federais e recursos próprios do Município. Ao todo, totalizam 06 quilômetros de ruas que deixarão de ser de terra e receberão meio-fio, pavimentação asfáltica e rede de abastecimento de água.

Sistema que passa despercebido pelos olhos da população, a rede de drenagem pluvial urbana que desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas, foi ressaltado pelo secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes.

“Ele minimiza os problemas, como enchentes e deslizamentos de encostas – causados pelo excesso no nível de circulação da água – é a principal função do sistema. Vale ressaltar que, além dos serviços de drenagem pluvial, o convênio citado contempla obras de terraplanagem, pavimentação asfáltica, construção de meio-fio e sarjeta”, detalhou Luiz Celso.

As ruas que estão recebendo as obras no bairro Jardim Alá são: da Glória, Marfim, Poxoréu, Barra do Garças, Dourados, Corumbá, Ladário, Rondonópolis, Oito, Torixoréu, Jacarandá, Pirapora, Primavera, Primavera 1, Primavera 2, Primavera 3, Travessa, Mirassol do Oeste, Rosário, Salto do Guaíra, Dezessete, Paulo Afonso, das Palmeiras, Sete Quedas e Chapada dos Guimarães.

“A meta do prefeito Kalil Baracat é que até o final de 2024, 250 km de novas ruas e avenidas que antes eram de chão batido, serão finalizadas com asfalto novo e 150 km de malha viária já existente será recuperada, mudando gradativamente a história de Várzea Grande”, acrescentou o secretário.