Após receber a doação de 3 mil mudas de banana maçã da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) está distribuindo as plantas para pequenos produtores rurais das comunidades Sadia 1 e 3, Limpo Grande, Formigueiro e Dorcelina Folador.

Com isso, eles poderão aumentar ou diversificar os ramos de atuação. É o exemplo de Maria Aparecida da Silva, proprietária de uma área de 26 hectares no Sadia 3, onde cria galinhas, porcos, vacas, planta verduras, hortaliças, rosas do deserto, frutas, além de fazer queijos, requeijão e doces. Toda a produção é vendida no mercadinho do filho dela, que fica no bairro São Mateus.

Ela já plantava banana da terra e, no ano passado, ganhou 50 mudas de banana nanica da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da SEMMADRS. Agora, ela recebeu 50 mudas de banana maçã. Antes mesmo de receber as mudas de bananeira, no último dia 08, Maria Aparecida foi beneficiada com o preparo do solo por parte da SEMMADRS, que disponibiliza tratores e operador de máquinas para fazer o serviço aos agricultores familiares do município.

Sobre esse suporte, a trabalhadora rural afirma ser muito importante para que consiga uma renda oriunda da terra. “Já fez muita diferença porque naquela época eu só tinha um bananalzinho pequeno. De lá para cá, já aumentei, já fiz minha hortinha, onde já colhi cenoura, beterraba, abóbora, tomate e pretendo plantar mais ainda! Tenho tido retorno financeiro. Só de banana, já tirei uns R$ 500 este ano de cento e poucas mudas. Com aquele outro bananal, espero que o retorno seja melhor”, afirma.

Quem também recebeu mudas de banana maçã no assentamento Sadia 3 foi Paulo da Silva, dono de uma pequena fazenda de 50 hectares, onde planta cana, mandioca, milho, abóbora e cria gado. A produção é vendida para um supermercado, para quem ele também vai passar a oferecer bananas, assim que tiver a primeira safra. “Vamos correr atrás para negociar preço para estar vendendo para eles. Tenho uma média de 10 a 15 pés que vingaram da outra vez que ganhei mudas. Elas ainda estão pequenas, mas quero aumentar minha produção”, comenta.

Segundo ele, a doação dessas mudas são um impulso a mais para as famílias mais vulneráveis, que buscam no trabalho no campo o seu sustento. “É uma coisa que está ajudando bastante as pessoas, principalmente as que têm uma renda menor e dependem dessa ajuda. Sem essa ajuda não conseguem, até para comprar uma muda dessa é difícil. Com essa doação já é um bom caminho. Uma muda dessa, dependendo do tamanho, chega até a R$ 6”, conta.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da SEMMADRS, Jhonattan Ferreira, além da doação de mudas e preparo do solo, outros serviços já foram levados para a população rural ao longo do ano, como cursos técnicos; assistências técnicas com agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas; doação de caixas para criação de abelhas, calcário, entre outros. “Estamos rotineiramente nas comunidades em contato com os produtores para levantar e atender as demandas. Aqueles agricultores que querem aprimorar sua produção, recebem total apoio da Secretaria”, afirma.

Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, a ampliação de atendimentos e serviços voltados para a agricultura familiar é uma das marcas da gestão Kalil Baracat. “O prefeito tem investido muito e fomentado parcerias com outras instituições para que possamos cada vez mais oferecer o suporte que essas famílias do campo necessitam. A grande maioria são pessoas que foram assentadas e que, sem o apoio do poder público, não teriam condições de garantir uma renda com a sua produção. Queremos agradecer a doação de mudas de bananeiras por parte da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, através da secretária Teté Bezerra, e destacar que o Estado tem sido um grande parceiro no fortalecimento da agricultura familiar em Várzea Grande”, destacou.