Promover um evento para resgatar o som do vinil e as décadas das discotecas, estimular o comércio e o turismo interno, além de angariar alimentos não perecíveis para o Natal Solidário de famílias carentes. Esse foi o objetivo do evento realizado do neste final de semana pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) em parceria com o Várzea Grande Shopping.

O primeiro “Festival do Vinil” realizado durante todo o sábado, no 2º piso do Várzea Grande Shopping, levou ao público uma exposição belíssima e histórica de equipamentos de som, aparelhos de discos, vinis raros e antigos que puderam ser ouvidos, dançados e alguns até comprados. O evento contou com a participação de ao menos sete DJs que fizeram uma programação especial de músicas atraindo pessoas de todas as idades e colecionadores.

“Uma das determinações do prefeito Kalil Baracat é que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo desperte e incentive o empreendedorismo de todo o setor comercial e industrial de Várzea Grande. Neste evento em específico fizemos uma parceria com o shopping, onde a secretaria funciona, pensando na atração de pessoas, no comércio local, no turismo interno e ajudando a diversificar as atrações de final de ano e atrair o turista do interior do Estado. Em parceria com o Clube do Vinil pudemos fazer uma belíssima exposição de equipamento e materiais como pôsteres e discos clássicos e raros. Trouxemos Djs para tocar durante todo o dia e as pessoas também puderam trazer seus discos de casa e ouvir aqui, muitos até arriscaram alguns passos de dança”, destacou o secretário da pasta, Charles Caetano Rosa.

Gracindo Seba Filho, morador de Várzea Grande, que visitou a exposição logo cedo, confirmou o sucesso do evento. “Eu sou colecionador de vinil, apaixonado e vim hoje ao Várzea Grande Shopping especificamente para prestigiar a exposição. Os organizadores estão de parabéns. A prefeitura também por abraçar essa causa, precisamos de eventos como este para valorizar a nossa história e atrair esse público que como eu também gosta desse som. É bom ver que outras pessoas também têm saudades das discotecas e boates, de ouvir e comprar vinis. Antes tínhamos músicas que faziam parte da nossa vida”, declarou.

Para o DJ Wilian, um dos sete a se apresentar, o festival foi um dia de nostalgia e uma oportunidade para ‘discotecar’. “Eu toco há mais de 30 anos profissionalmente. Tenho um projeto chamado ‘Flash Back 1’ onde toco músicas dos anos 70, 80 e 90 e é curioso ver que o público não tem idade. São pessoas de várias gerações que gostam das seleções que faço, principalmente da era das discotecas. Outro fato curioso é que quem gosta desses ritmos como eu, não se cansa nunca de ouvir e de discotecar (dançar o ritmo da época)”, relatou o disc-jockey.

O profissional também acrescentou que o “Festival do Vinil” oportunizou às pessoas à conhecerem os aparelhos utilizados pelos DJs na época das discotecas. “O vinil hoje para um DJ é um hobby. Eventualmente nos apresentamos com as mesas e os vinis, como nesse evento aqui. E é legal, pois muita gente passou e perguntou sobre a marca do aparelho, funcionamento, etc, porque é raro ver. Então a prefeitura está de parabéns por fomentar tudo isso”, pontuou.

O servidor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Junior de Souza Nunes, que também é DJ e ajudou a organizar o evento destacou a importância da participação do Clube do Vinil.

“Foi importante a participação do Clube do Vinil que trouxe toda essa nostalgia ao festival trazendo os ‘bolachões’ como eram chamados os vinis pelos disc-jockeys e até hoje são elogiados pela qualidade do som. Isso sem falar que várias gerações foram impactadas pelo sucesso dos LPs. Hoje em dia, ter exemplares de vinil sem riscos e em perfeito estado é ter um produto exclusivo, valioso em todos os sentidos, principalmente, em relação à memória afetiva”.

Além da exposição e comercialização, se apresentaram os DJs César, Wilians, Rodriguinho, Joaquim Spadoni, Cleyton 7, Dan e Cidimar. Às 12h e às 15h o público pode ouvir os discos de vinis que trouxeram de casa.

NATAL SOLIDÁRIO - O primeiro “Festival do Vinil” realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT), ajudou a potencializar e divulgar a campanha ‘Natal Solidário’, que visa arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados neste Natal às famílias carentes da cidade.

“Algumas pessoas já contribuíram com a sua doação, outros que vieram ao festival ficaram sabendo da ação solidária de Natal e se comprometeram a trazer posteriormente. Muitos lojistas também já estão participando”, disse a superintendente de Turismo da Pasta, Taiza Cristiane Akerley, que pontuou:

“Todos ainda podem participar. Estamos recebendo as doações de alimentos não perecíveis aqui da sede da Secretaria, no segundo andar do Várzea Grande Shopping, das 10h às 18h, até o dia 20 de dezembro”.