Prefeitura revitaliza sinalização horizontal nos cruzamentos das principais avenidas
SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Prefeitura revitaliza sinalização horizontal nos cruzamentos das principais avenidas

Foram feitas pintura de faixas de pedestre, divisão de fluxo, redutores de velocidade, parada obrigatória, entre outros

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Semob), realizou, ao longo desta semana, diversas obras de revitalização da sinalização horizontal e vertical nas principais avenidas do Centro, como Couto Magalhães, Filinto Müller, Castelo Branco, Capitão Costa, Arthur Bernardes, Travessa Poconé, entre outras, tudo conforme diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A sinalização horizontal consiste na pintura de faixas de pedestre, divisão de fluxo, redutores de velocidade, parada obrigatória, entre outros. Já a sinalização vertical compreende todas as placas de trânsito. “Essa sinalização nova vai proporcionar mais segurança para os pedestres e orientar os condutores de veículos. Importante alertar aos motoristas que onde existe uma malha amarela no cruzamento, é proibido parar pois se tratam de vias com grande fluxo. Na hora que o sinal estiver fechando não é para travar o trânsito, como tem acontecido”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

O investimento nos serviços de melhoria foi de cerca de R$ 300 mil, oriundos do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. “Por lei, todos os valores arrecadados com multas, concessão de alvarás, entre outras fontes que compõem esse fundo devem ser revertidos em educação e melhorias no trânsito, com o objetivo principal de reduzir o número de acidentes”, afirma o secretário.

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura já investiu mais de R$ 2 milhões na sinalização de trânsito em cerca de 30 bairros, como Costa Verde, Santa Maria, Canelas, Planalto Ipiranga, Ipase, Jardim Aeroporto, entre outros. Nesses locais, houve a implantação de mais 250 placas novas e manutenção de 180 já existentes, 20 quilômetros de pintura e demarcação horizontal de sinalização, além de redutores de velocidade e faixas de pedestres. “Em 2023, retornaremos com ações em outras avenidas e bairros”, afirma Breno Gomes.