O prefeito Kalil Baracat fiscalizou as obras de reestruturação e requalificação no Hospital Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). Ao final da vistoria conheceu o projeto de ampliação da unidade que já tem licitação marcada para o dia 16 de janeiro e construirá 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 30 adultos e 10 infantis.

Ao final destas obras a principal unidade de Saúde de Várzea Grande ficará com 50 Leitos de UTI, sendo 30 Adultos e 20 neo infantil, além de 200 leitos, fora consultórios, laboratórios, exames de imagens, entre outros espaços para atendimento a população que no HPSMVG acontece através do SUS e sem custos para a população.

Na vistoria, verificou a instalação do novo piso vinílico paviflex, que já chega a 60% dos 5 mil metros quadrados do prédio – investimentos de R$ 1,5 milhão; conferiu também a ampliação da capacidade da sala de Cirurgia Geral que passa de dois para poder operar seis pessoas simultaneamente; e a ampliação de consultórios ortopédicos que realizam atendimento, pequenos procedimentos ortopédicos, e totalizam agora dois consultórios.

Kalil Baracat ainda esteve na Farmácia do Hospital Pronto-Socorro de Várzea Grande e assegurou recursos para que a mesma seja constantemente abastecida com os devidos medicamentos e insumos necessários ao funcionamento da unidade, que é essencial para aqueles que precisam de bom atendimento.

“As mudanças são para melhor. Não temos mais pacientes pelos corredores como outrora. Estamos proporcionando um melhor atendimento ao munícipe de Várzea Grande e também ao usuário que vem de outros municípios do Estado e até mesmo de outros países. Estamos oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais da área de saúde, a exemplo de mobiliários e equipamentos novos, um ambiente mais salutar; também não deixamos faltar insumos médicos e hospitalares e mantemos o compromisso dos salários pagos em dia. Melhoramos também o acolhimento das famílias que acompanham seus parentes aqui no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande”, declarou Kalil Baracat.

O Chefe do Executivo Municipal lembrou que neste ano de 2022, já implantou no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande a Sala Vermelha, com 18 leitos de UTI's, sendo 14 semi-intensivos e três de estabilização, todos com saída de oxigênio, monitores cardíacos e desfibriladores – investimentos na ordem de R$ 1 milhão.

“Essa nova sala vermelha acelerou os atendimentos visando restabelecer o quadro clínico estável dos pacientes, evitando assim a internação em UTI que se destina agora exclusivamente para os casos de urgência e emergência. Vale ressaltar também que em 2022 o Pronto-socorro passou a contar com três alas de emergência: a de trauma, a pediátrica e a clínica. Isso porque a Sala Vermelha foi estruturada onde funcionava a UTI II Adulta, e esta foi reestruturada onde funcionava a Maternidade, a qual também foi reestruturada onde antes funcionava o Hospital São Lucas”, destacou o prefeito.

A Maternidade Municipal inaugurada em 15 de maio de 2021, até agora já trouxe a vida quase 2.500 crianças que saem da unidade registradas através do Cartório local.

O diretor do Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Sebastião Ney da Silva Provenzano pontuou que a reestruturação do Hospital e Pronto-Socorro contribuiu para avanços na Saúde Terciária de Várzea Grande a exemplo de um múltiplo transplante de órgãos e da unidade ter se tornado sede de especialização e de residência médica para profissionais médicos.

“Toda esta reestruturação ainda aguarda a nova UTI do Hospital e Pronto-Socorro Municipal e outras dependências que melhorarão a funcionalidade da unidade. Já estamos dando uma assistência melhor para os pacientes mais graves e possibilitando uma recuperação mais rápida também. A reestruturação também permitiu a instalação de uma Sala de Consultório para os médicos plantonistas discutirem a situação dos pacientes e uma nova sala de atendimento ortopédico, além de um centro cirúrgico renovado, ampliado e com equipamentos novos”, explicou Ney Provenzano.

O Secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, detalhou sobre a reestruturação: “Dia 16 de janeiro será realizada a licitação que permitirá a abertura de 40 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) sendo 30 leitos de UTI adulto e 10 infantis, que somados aos atuais que serão redimensionados ficarão com 50 leitos no total”, explicou o secretário.

Ele frisa ainda que na parte direita do prédio atual, de frente para Alzira Santana, serão dois pisos. Em cima, 30 leitos de UTI adultos e em baixo serão mais 20 leitos de UTI neo infantil. Fora isso, ainda teremos outros 18 leitos semi intensivos que permitirão um atendimento resolutivo para estabilização dos pacientes. Uma estrutura moderna, dois elevadores, com capacidade para melhor atender nossa população”, explicou.

Kalil Baracat lembrou que as obras da UTI estão sendo realizadas com recursos próprios de Várzea Grande e de emendas dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, bem como do deputado Emanuel Pinheiro Neto. “Quem ganha com a boa relação entre o Executivo de Várzea Grande e os parlamentares federais e estaduais, é a população que passa a ter melhor estrutura, melhor atendimento e uma saúde de melhor qualidade”, disse Kalil Baracat lembrando dos esforços da Assembleia Legislativa através dos deputados Eduardo Botelho, Janaina Riva, Max Russi, Dr. João, Paulo Araújo, entre outros, para garantir recursos de emendas para áreas essenciais e para obras.

Marcos de Castro Quaresma, presidente do Conselho Municipal de Saúde, também participou da vistoria e falou sobre os avanços no Pronto-Socorro. “Temos acompanhado dia-a-dia os problemas e as resoluções. Ou seja, toda demanda que temos é levada ao secretário Gonçalo e ao prefeito Kalil Baracat. Discutimos uma solução em conjunto e eles nos atendem prontamente. Também as obras que estão feitas em toda saúde do município nós acompanhamos. O piso aqui do Pronto-Socorro, por exemplo, ficou muito bom, renovou o ambiente. Então ajudamos, fiscalizamos e temos tido apoio satisfatório do Poder Público. Posso afirmar que está melhorando para a população, para nós e para todos a área da saúde”.