A Rede Pública de Saúde de Várzea Grande atendeu cerca de 1,3 milhão de pessoas durante o ano de 2022, realizando mais de 3 milhões de procedimentos médicos e odontológicos, entre consultas, exames, cirurgias, medicamentos e internação.

Isto representa dizer que para cada um dos 365 dias de 2022, cerca de 3.561 pessoas passaram por alguma das unidades de saúde de Várzea Grande e receberam um ou mais atendimentos.

“O que me deixa mais satisfeito é o fato de que estamos atendendo a nossa população de forma humanizada, bem como pessoas de outras cidades de Mato Grosso, do Brasil e até mesmo de países vizinhos”, disse o prefeito Kalil Baracat, ponderando que estes números são exemplares, pois eles foram obtidos durante a pandemia da Covid-19, período que afetou e ainda afeta todo o mundo.

Para ele, é fundamental explicar que Várzea Grande atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porta aberta para todos que procuram qualquer unidade e sem nenhum tipo de custo.

Se a Saúde Pública de Várzea Grande atendesse apenas os moradores da cidade, isto representaria dizer que cada um dos 315 mil habitantes teria passado mais de quatro vezes no ano em qualquer unidade pública de saúde.

Kalil Baracat assinalou ainda que Várzea Grande praticamente dobra, a cada ano, os percentuais de recursos públicos que segundo a legislação devem ser aplicados em saúde pública. “A legislação estipula 15% para os Municípios e 12% para os Estados, deixando o governo Federal sem um percentual obrigatório. O que sei é que Várzea Grande investe uma média de 27% em Saúde, ou seja, 12% a mais do que o previsto, ou seja, é como se Várzea Grande investisse o que é de sua obrigação, mais a parte que seria do governo do Estado”, explicou o prefeito.

Estes são números consolidados que fazem parte do relatório que será apresentado à população e aos vereadores da Câmara Municipal em audiência pública quadrimestral como determina Lei Complementar 141/2012 que estabelece os prazos para apresentação dos recursos aplicados, auditorias realizadas e oferta e produção de serviços públicos na rede de assistência própria, contratada e conveniada, comparando os dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, frisa que é preciso avançar ainda mais no atendimento à população que necessita do apoio do Poder Público Municipal e na consolidação destes números, pois existe parte dos atendimentos realizados sem origem.

“Estamos trabalhando para que todos os atendimentos realizados façam parte de um Banco de Dados de Várzea Grande, que servirá até mesmo para atuações futuras em busca de aperfeiçoamento dos serviços de saúde pública”, pontuou.

Segundo Gonçalo Barros, os dados levantados e checados fazem parte das informações inseridas no Ministério da Saúde e tratam das unidades de Atenção Primária como as UBS e ESF, Atenção Secundária (UPAs e Centro de Especialidades em Saúde - Postão) e Atenção Terciária, Hospital Pronto-Socorro Municipal e a Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo que funciona desde maio de 2021.

NOVOS VÁRZEA-GRANDENSES - “A Maternidade Municipal é um dos mais expressivos resultados positivos da Saúde de Várzea Grande, pois em 2022, foram 1.272 nascimentos de várzea-grandenses legítimos, sendo 764 através de parto normais ou partos humanizados que garantem maior segurança tanto para mães e crianças e 515 através de cesarianas, que também são realizadas de forma humanizada, mas que por se tratar de uma cirurgia acabam oferecendo algum risco”, disse Gonçalo Barros.

Segundo o titular da Saúde Pública de Várzea Grande, para que as pessoas tenham noção, apenas na Maternidade Municipal, em 2022, passaram 15.951 pessoas, ou seja, quase 44 pessoas passaram todos os dias do ano passado na Maternidade Municipal e realizaram 76 mil procedimentos dos quais 1.272 foram nascimentos, foram novas vidas que chegaram ao mundo e saíram desta unidade como cidadão de Várzea Grande, com documentos e registrados graças a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário”, exemplificou Gonçalo Barros.

O prefeito Kalil Baracat, frisou que os resultados obtidos por Várzea Grande passaram pelas mãos dos profissionais da Saúde, sendo eles, médicos, enfermeiros, auxiliares, odontólogos, agentes administrativos, técnicos, enfim, uma gama de profissionais, mas também contaram com o apoio irrestrito do governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa, da bancada Federal no Senado e na Câmara dos Deputados e também de toda a estrutura do Poder Público Municipal. “E isso nos estimula a continuar trabalhando e se dedicando para que novos resultados sejam obtidos, colhidos e transformem ainda mais a Saúde Pública da segunda maior cidade de Mato Grosso”, frisou o prefeito.

Ele ainda anunciou mais investimentos, mais unidades, como a nova UTI do Hospital Pronto Socorro Municipal que terá 50 leitos, novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que se encontram sendo construídas, a possibilidade de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a entrega da Reforma e Ampliação da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Imperial que será entregue amanhã, terça-feira (10), às 17 horas.

“Vamos continuar trabalhando para que Várzea Grande tenha serviços de saúde de qualidade e com resultados que atendam àqueles que necessitam do suporte e apoio da Prefeitura”, disse Kalil Baracat.