O programa social Caderno II, que beneficia jovens de diversos bairros de Várzea Grande com atividades no contraturno escolar, está com inscrições abertas. Os interessados em participar das oficinas ofertadas no local, de forma gratuita, devem apresentar dados pessoais, além do Número de Inscrição Social (NIS), e comprovante de matrícula em uma das unidades da Rede Pública.

A coordenadora do programa, Kelcilene Brites, informa que as vagas são limitadas uma vez que o local atende jovens de 12 a 17 anos, e a abertura de novas vagas surgiu em função de alguns integrantes terem atingido a idade máxima. “Os jovens que já participam do programa social e que ainda estão entre as faixas etárias de atendimento, já fizeram a rematrícula para a edição de 2023. Apenas os jovens que completaram 17 anos, deixaram de fazer parte do programa, o que possibilitou a abertura dessas novas matrículas. O início das atividades está previsto para o dia 13 de fevereiro”.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que o Caderno II desenvolve uma ação importante no sentido de promover a inclusão social, visto que os jovens utilizam um período do dia para se dedicar aos estudos nas aulas de reforço escolar, aprender a tocar instrumentos, a desenvolver o raciocínio, a prática de esportes e elevar de autoestima nas várias oficinas realizadas no local. “Muitos pais relatam que o projeto Caderno II ajudou a mudar a conduta dos filhos, que passaram a ter um desempenho melhor em casa e na escola, e esse fator tem transformado e mudado para melhor a vida desses jovens”, destacou Ana Cristina.

A secretária garante que neste ano o programa terá várias novidades. “Este ano será marcado por surpresas.  Basta observar a finalização do encerramento das atividades do Caderno II em 2022, em que promovemos um superespetáculo no Cine Teatro. Para este ano vamos romper as barreiras e os limites da nossa unidade, alcançando outros públicos. Mais que incentivadora, sou apaixonada por esse projeto, que tem como foco principal, a valorização da vida”, concluiu Ana Cristina.