Reafirmando o compromisso de garantir acesso a todos que necessitam de Educação Pública  de nível e a meta de estar com todas as unidades escolares ampliadas e melhoradas até o final de 2024, o prefeito Kalil Baracat, acompanhado do vice-prefeito, José Hazama, do presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares e do secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis, fez a entrega das obras de revitalização, ampliação e melhoria da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria de Lourdes Toledo Areias, uma unidade que existe desde o ano de 1977, portanto com 46 anos de funcionamento, no Distrito de Praia Grande.

O prefeito aproveitou a solenidade para anunciar a definição do Calendário de Salários do funcionalismo público para 2023 e o pagamento do salário de janeiro dentro do mês trabalhado e frisou que vai continuar trabalhando com sua equipe para manter a valorização de todos os servidores públicos municipais que são “a mão do Poder Público Municipal na Educação que ensina; na saúde que cuida; na obras que valoriza; no social que atende; na segurança que protege, enfim na construção de uma Várzea Grande melhor para todos”, disse Kalil Baracat.

Para realizar as obras, a Prefeitura de Várzea Grande, investiu um total de R$ 1,150 milhão em obras e mais R$ 889 mil em equipamentos como ar-condicionado, mobiliário, computadores entre outros benefícios adquiridos com recursos próprios que somam mais de 2,039 milhões. A escola aguardava pelas obras por mais de 20 anos, já que sua última reforma foi no ano de 2000.  A EMEB foi totalmente revitalizada com ampliação de três salas de aula climatizadas, secretaria, cozinha, refeitório, despensa; banheiro para PCD, recebendo nova mobília, novos utensílios e equipamentos. A escola ganhou também um novo parquinho externo, a revitalização da quadra de esportes e novo paisagismo.

“A comunidade de Praia Grande faz parte da minha infância e juventude pois quase todos os finais de semana eu estava por aqui juntamente com meu pai e hoje é uma honra para mim poder entregar as obras dessa escola” declarou Kalil, reforçando que sua administração está pautada em levar infraestrutura, promover o conhecimento e gerar oportunidade para toda comunidade.

Kalil destacou que “há obras da prefeitura nos quatro cantos de Várzea Grande”, lembrando que no dia 2 de fevereiro será inaugurado o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Ignês França Auad, na Vila Arthur. “No início do ano, entregamos as obras da Policlínica do bairro Imperial, toda reformada e equipada para melhor atender a população daquela localidade”.

O prefeito lembrou que a gestão está fazendo investimentos em materiais didáticos, investimentos na capacitação e qualificação dos profissionais, na valorização dos servidores com o enquadramento em nível e em classe, além do centro tecnológico que vai possibilitar o aprendizado de tecnologias, robótica e outras ferramentas que irão acrescentar conhecimento, buscando sempre a melhoria da qualidade do ensino e permitindo que as crianças e jovens de hoje tenham uma profissão no amanhã.

“Quero passar pelo meu mandato deixando um legado para contribuir com as futuras gerações de várzea-grandenses, que se diga de passagem desde maio de 2021 já são mais de 2.500 nascidos na Maternidade Municipal, outra obra de nossa gestão” declarou.

Muito emocionada, a diretora da escola, professora Vilma Auxiliadora de Souza, apresentou ao público as professoras Leonilda do Espírito Santo e Flauzina Pereira, pioneiras da escola Maria de Lourdes Toledo Areias. “Fui alfabetizada por elas e hoje com muito orgulho estou como gestora na mesma escola onde comecei meus estudos” disse.

O secretário Silvio Fidelis lembrou que a escola não tinha refeitório e poucas salas. Com a reforma, a unidade ampliou a sua capacidade para o atendimento de até 170 alunos a partir dos 4 anos até o 5º ano dos anos iniciais, além da revitalização da quadra de esportes. “Resgatamos um espaço da escola que estava abandonado e como resultado criamos um grande complexo onde esse espaço vai se transformar em um estacionamento e em uma horta para que os alunos possam cultivar verduras para o próprio consumo na escola”, informou.

O secretário revelou também que, através da Educação Ambiental da SMECEL, será realizado todo um trabalho em conjunto com os alunos para a recuperação da vegetação da orla em frente à escola. “A partir do início das aulas, a equipe da Educação Ambiental irá realizar esse trabalho diferenciado, tornando a escola um modelo de sustentabilidade com o meio ambiente”, finalizou.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares, mais conhecido como Pedrinho sinalizou que uma gestão de resultados não se pauta apenas por belas obras, mas também pelos resultados que ela promove junto a vida das pessoas e por uma cidade melhor para se viver, com justiça social.

“Resultados se presencia a cada momento em uma gestão que consegue ensinar, consegue cuidar e atender as demandas de todos indistintamente. Isto é o que importa. O prefeito Kalil Baracat conta com o apoio integral dos vereadores porque trabalha em prol de toda a cidade e sua gente e isto é o que interesse aos representantes do povo”, disse o presidente da Câmara Municipal.

A fala do presidente levou o prefeito a lembrar que o muito que tem conseguido realizar é graças a boa relação que construiu com todas as esferas administrativas e de governos. “Nossa relação com os Governos Federal e Estadual é a melhor possível, tanto que estamos conseguindo apoio e recursos para diversas ações. Temos parcerias de resultados com o governo Mauro Mendes, com os senadores, deputados federais e deputados estaduais e essa parceira é coroada pelos resultados e pelo apoio incondicional dos vereadores de Várzea Grande que trabalham pela cidade e sua gente”, frisou Kalil Baracat.