A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue o trabalho preventivo e de promoção à saúde, ampliando a vacinação contra a Covid-19. A vacina é ofertada para todos os públicos e crianças a partir de seis meses de idade. Para este mês de fevereiro, serão disponibilizadas doses nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujo o horário será de 7h30 às 10h45, retornando de 13h às 16h.

O Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia estará aplicando doses em crianças exclusivamente, sendo o  imunizante Pfizer Baby para crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias; a Pfizer Infantil (5 anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias); Pfizer adulto (acima de 12 anos); Coronavac (3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias); Janssen (acima de 18 anos), e os imunizantes em outras unidades  Oxford / Astrazeneca  e Coronavac (acima de 18 anos).

Já a terceira dose está disponível ao público acima de 12 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e trabalhadores de saúde (120 dias) e a quarta dose é voltada ao público de 30 ou mais, que recebeu a terceira dose há pelo menos 120 dias.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina de Moura, enfatiza que na unidade do 24 de Dezembro estará disponível toda as segundas-feiras do mês de fevereiro para vacinar crianças; a do Parque do Lago, será às terças; Marajoara às quartas, Cristo Rei às quintas e às sextas no Jardim Glória. Nos demais dias da semana a vacinação ocorre normalmente nestas unidades, vacinando os demais públicos.

“Fizemos estas exceções para facilitar aos pais para irem vacinar as crianças contra a Covid-19. Acreditamos na vacina. Estudos mostram que reforçar o calendário vacinal contra o Coronavírus aumenta a proteção contra casos graves. Por isso, todos precisam se conscientizar sobre a vacinação. Temos que insistir na prevenção e reforçar a atenção a saúde”, conclui.

O prefeito Kalil Baracat alerta para a necessidade de todos estarem com as doses completas. “Mesmo com baixa nas transmissões, a doença circula entre nós, está entre nós, e mata. A vacina ainda é a melhor forma de prevenção a estágios graves da Covid-19. Várzea Grande intensifica a ação de vacinação na proteção da população. Os resultados das vacinas todos já percebem: a redução no número de óbitos, uma menor pressão sob o nosso sistema de saúde. Mas nós não podemos relaxar. Temos que continuar com essas ações de vacinação”, alertou.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentos necessários

- No caso de crianças com seis meses a dois anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), os pais ou responsáveis devem apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência, para a primeira aplicação.

- Já para crianças de 3 a 11 anos, são necessários Cartão SUS ou CPF e comprovante de residência para a aplicação da primeira dose. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 12 anos é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Já para a D2, D3 e D4 é obrigatório apresentar somente o cartão de vacinação e um documento pessoal.