A segunda maior cidade de Mato Grosso acaba de escrever mais um capítulo de sua história, num retrato cuidadoso e elaborado de forma lúdica, simples e que a cada página vai apresentando tudo de bom que Várzea Grande oferta ao tarde turístico, seja sob o ponto de vista histórico ou cultural.

Lançado há menos de um mês, o livro ‘Conhecendo Várzea Grande’ da professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, traz ilustrações que lembram uma revista em quadrinhos e escrita em dois idiomas – português e espanhol – já tem como destino a França, onde será apresentado no início de abril aos parisienses. “A cultura, as tradições e a história de Várzea Grande ganham o mundo”, comemora Jacy.

O anúncio da ‘viagem’ da obra foi feito pela autora na manhã de ontem (6), durante um evento realizado na sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) que entregou em primeira mão dezenas de exemplares do ‘Conhecendo Várzea Grande’ aos representantes do Sindicato de Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur). Os guias somam 330 profissionais no Estado, sendo 60 atuando em Várzea Grande. Todos eles são credenciados pelo Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Como explica a presidente da entidade, Susy Miranda, o livro apresenta um material extremamente rico em informações, com dados atualizados e que vai servir de referência aos guias. “Quanto maior o conhecimento, melhor, aliás, conhecimento nunca é demais. O material é um presente e com certeza vai atrair à atenção dos próprios várzea-grandenses, do turista de outras cidades de Mato Grosso, como do País”.

A professora Jacy fez questão de destacar que o livro, além de um atrativo pedagógico, foi pensando em atrair e reter à atenção das crianças, dos estudantes. “Esse perfil didático se potencializa a partir do momento que o livro pode ser colorido. Ele não está em preto e branco para ser mais barato, ele foi concebido nesse formato para despertar o interesse de todas as idades”.

A solenidade que marcou a entrega de exemplares e contou com autógrafos da autora, contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jeferson Neves. Como ele disse, iniciativas como essas da professora Jacy devem ser apoiadas porque revelam rumos certeiros para o direcionamento de políticas públicas. “É um trabalho multifacetado que mostra o quão importante é a gente conhecer a própria história. Popularmente, esse livro vai atingir pessoas que nasceram aqui, que vieram para cá e estão de passagem pela cidade. Várzea Grande poderá conhecer e ter orgulho de tudo o que foi construído até aqui”.

O Titular da Pasta municipal, o secretário Charles Caetano Rosa, pontua que o próprio livro traz no titulo a sua proposta: ‘Conhecendo Várzea Grande’. “A prefeitura, na pessoa do prefeito Kalil Baracat, apoiou desde o princípio essa iniciativa por entender sua importância, sua representatividade e sua valia para a melhoria constante de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo de Várzea Grande”.

O secretário fez questão de ratificar que a obra leva conhecimento aos mais jovens que desconhecem a história e que passam despercebidos por pontos turísticos de Várzea Grande. “Ao conhecer, passam a admirar e absorver essas informações, assimilam o conhecimento, descobrem a origem da cidade e de seus pontos turísticos e passam a dar valor a sua própria história, tradição e cultura”.

Ao falar do perfil voltando ao incentivo do trade turístico de Várzea Grande, Jacy Proença, explica que o livro pode sim contribuir para atrair, divulgar aspectos da cidade, sejam eles históricos, culturais e ou turísticos. “Traz proposta de roteiro aos guias. Os guias são realizadores de sonhos. Porque quem vem para conhecer uma cidade, vem para realizar um sonho. Essa obra é lúdica, fruto de pesquisas. Organizou e mapeou atrações e conta suas histórias. Como está no prefácio do ‘Conhecendo Várzea Grande’, o livro vem revelar o que se viu e não se enxergou; o que se ouviu e não se escutou. Isso tanto em relação ao passado, preservado pela convicção e determinação do seu povo, como aspectos atuais que vêm sendo adotados e que a colocam nos trilhos do avanço e da modernidade, sem perder o seu jeito próprio de ser”.

PONTOS TURISTICOS – Integram as ilustrações das obras, feitas por Ricardo Leite de Almeida, pontos turísticos e históricos conhecidos e ‘desconhecidos’ da cidade como a Orla da Alameda, o Cristo Rei bairro que abençoa quem chega com uma réplica do Cristo Redentor de braços abertos, o quilombo Capão de Negro, o aeroporto Marechal Rondon, Bonsucesso, Passagem da Conceição, Poço do Urubu, Parque Bernardo Berneck, Cacimba Pau D’ Óleo, Igreja Nossa Senhora da Guia, Praça Sarita Baracat, Limpo Grande e as suas redeiras, e ainda as letras dos hinos de Várzea Grande e de Mato Grosso e também atividades lúdicas, como palavras-cruzadas.