Mais de mil pequenos produtores rurais de Várzea Grande instalados nos assentamentos Sadia I e III, Umuarama, Limpo Grande, Formigueiro e Dorcelina Folador, já estão utilizando e se beneficiando, das máquinas e equipamentos entregues pelo Governo do Estado de Mato Grosso à Prefeitura de Várzea Grande.

“Todos esses equipamentos são um aparato essencial para fortalecer a agricultura familiar e o trabalho de assessoria da Secretaria às essas comunidades. Importante lembrar que cada uma delas também está organizada em associações e cooperativas e eles já tem resultados positivos com a utilização dos tratores, perfuradores, resfriadores e outros”, informa o secretário de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Célio Santos.

“Temos aqui na região de Cuiabá e Várzea Grande mais de um milhão de habitantes e um mercado consumidor enorme, nós precisamos fazer com que nossas propriedades de municípios aqui como Várzea Grande e Cuiabá sejam preparadas para a produção da agricultura familiar. A produção de hortifruti própria é muito importante porque importamos muitos desses produtos e temos condições de produzir aqui, com qualidade e preço melhores. É esse trabalho que temos feito com o prefeito Kalil e o secretário Célio”, frisou a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.

“São investimentos muitos importantes que a Prefeitura de Várzea Grande, o Governo de Matos Grosso, além da Assembleia Legislativa e da bancada federal do Estado de Mato Grosso com nossos deputados federais e senadores, destinam aos pequenos agricultores. É importante dar essa atenção aos pequenos produtores pois são eles que produzem os alimentos que vêm para nossa mesa. Com esse fomento é possível proporcionar também à essas famílias seu sustento. Nosso muito obrigado ao governador Mauro Mendes, à secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e demais autoridades”, declarou o prefeito Kalil Baracat.

A entrega simbólica de máquinas e equipamentos para agricultura familiar e infraestrutura, a 70 municípios pelo Governo de Mato Grosso ocorreu na tarde desta segunda-feia (13.03), na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar de Várzea Grande, localizada na Rodovia Mário Andreaza, Nova Esperança. Segundo o Governo, os investimentos são de R$ 18,4 milhões, em recursos próprios e emendas parlamentares.

Várzea Grande recebeu dois caminhões caçamba, um trator com implementos agrícolas (grade de arar e carreta), dois microtratores, um perfurador de solo, uma caminhonete Fiat Strada e uma caminhonete Hilux. “Essa entrega é simbólica, desde o início do ano o pequeno produtor já está sendo beneficiado com esses equipamentos. O trator está sendo operado por especialista pago pelo município, mas o equipamento fica nas propriedades rurais, os tratores pequenos são operados pelos próprios produtores e os caminhões são utilizados para levar insumos às propriedades e trazer para a cidade a produção conforme demanda”, detalhou o gestor da SEMMADRS.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que essa é uma entrega muito relevante, pois é para a agricultura familiar, atividade realizada por milhares de famílias em todo o Estado, distribuídas nos 141 municípios. “Nos últimos quatro anos nós fizemos muita coisa, comprando equipamentos, comprando vários tipos de utensílios para a agricultura familiar. Essa entrega de hoje é um salto nos compromissos que tínhamos feito com prefeituras e produtores”.

Durante o discurso, o governador reforçou a importância de se ter políticas públicas para fomentar a agricultura familiar e anunciou que agora é hora de dar um passo um pouco diferente no setor. “Dar máquina, dar trator, é ótimo. Mas nós precisamos pensar na agricultura familiar de uma forma diferente, olhando para nossas cadeias produtivas, ver o que é preciso para serem fortalecidas e ajudá-las a se tornar em polos de produção. Esse tem que ser nosso maior foco”, ressaltou.

O senador Jayme Campos pontuou que a agricultura familiar é uma grande força da economia brasileira e que é preciso ter incentivos para dar aos produtores dignidade, cidadania e possibilitar que eles tenham renda própria. “Essas ações que o Governo de Mato Grosso tem feito, não só com recursos próprios, mas com parcerias com a nossa bancada federal e deputados estaduais, têm permitido o grande investimento que tem sido feito em nosso Estado”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, elencou as ações realizadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos para a agricultura familiar e destacou a relevância de iniciativas como a regularização fundiária e distribuição de insumos agrícolas. “O próximo passo agora é trabalhar para criar uma estrutura sustentável para o produtor se desenvolver.  É isso que nós queremos e essa vai ser a grande mudança que o Governo vai deixar para esse estado para os produtores da agricultura familiar”, falou Botelho.

NO CAMPO – O pequeno produtor de leite, Paulo da Silva Porto, prestigiou o evento e confirmou que todo equipamento já está sendo utilizado e tem ajudado a aumentar e a profissionalizar a produção das comunidades rurais de Várzea Grande.

“Eu moro e trabalho no Sadia III, produzimos roça de mandioca, um pouco de piscicultura, produção de mel , gado de leite onde também produzimos os derivados como leite e iogurte. Recebemos caixas de abelhas para começar a produção de mel e deu certo, com essa ajuda ficou muito bacana para nós pequenos produtores, não tínhamos condições de comprar tratores, resfriadores de leite, os pequenos tratores para ajudar na roça, cortar a cana que serve de alimento par ao gado na seca, tudo ajuda muito e aumenta a produção”, relatou.