Visando atender a demanda da população por um peixe de qualidade e preços mais em conta para o feriado de Sexta-feira Santa, que ocorre no próximo dia 07 de abril, e, simboliza o jejum cristão e a preparação para o renascimento de Jesus na Páscoa, a Prefeitura de Várzea Grande em parceria com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (AQUAMAT) promove nos dias 05, 06 e 07 de abril, a 2ª edição do projeto “VG Peixe Santo”.

Este ano serão nove os pontos de venda do “VG Peixe Santo” e além de garantir à população várzea-grandense peixes frescos ou congelados, com qualidade, inspecionados e com preços justos, o projeto também quer incentivar o consumo dessa proteína animal junto à sociedade. O slogan da 2ª edição “VG Peixe Santo” é proteína saudável ao alcance de todos.

“A questão religiosa vai de cada pessoa e sua crença, até porque o Estado é Laico, mas Várzea Grande vai novamente repetir a parceria com os criadores de peixes e ofertar produtos de qualidade, com preços acessíveis para se comemorar a Sexta-Feira Santa e posteriormente o Domingo de Páscoa”, disse o prefeito Kalil Baracat informando que estarão disponíveis 25 toneladas de peixes para serem comercializados nos mesmos valores praticados no ano passado.

Outras vantagens destacadas pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Célio Santos, são a garantia de preço máximo na venda dos produtos e a não atualização monetária do valor comercializado, em referência ao ano passado.

“O prefeito Kalil Baracat exigiu que o preço do ‘VG Peixe Santo’ fosse o mesmo comercializado o ano passado, ou seja, apesar da inflação e dos aumentos em todos os produtos alimentares e demais insumos, serão mantidos os preços comercializados no ano passado, inclusive para os peixes limpos ou seja, descamados, eviscerados e sem espinha. Existe também a preocupação que toda a população tenha acesso e possa adquirir o peixe para a Sexta-Feira Santa, facilitando a aquisição e incentivando o consumo”, pontuou Célio Santos.

Os consumidores encontrarão duas espécies de peixe tambatinga e o pintado ofertados a preços que iniciam com R$ 19,50 o quilo para o tambatinga sem vísceras e sem escamas; o tambatinga sem vísceras, sem escamas e sem espinha a R$ 24,90; o pintado inteiro a R$ 31,90; o tambatinga totalmente limpo e cortado em bandas a R$ 34,90; a ventrecha de tambatinga a R$ 37,90; a posta de pintado a R$ 43,00; o filé de tambatinga a R$ 44,90, e o filé de pintado a R$ 59,90 o quilo.

“Importante ressaltar que esses valores são os preços máximos que poderão ser comercializados, então os consumidores poderão negociar e pechinchar com os vendedores. Então os preços podem baixar, o que não poderá ocorrer é ter aumento nesses valores”, lembra Célio Santos.

O gestor frisa que a atividade da piscicultura está transformando Mato Grosso no maior produtor do Brasil e em breve se tornará um dos maiores exportadores, por isso, é fundamental fomentar este tipo de atividade, pois os aquicultores geram emprego, renda e trazem divisas para o país.

A 2ª edição do projeto “VG Santo Peixe” é baseada em ações conjuntas de diversas entidades governamentais a exemplo da Câmara de Vereadores de Várzea Grande e do Governo do Estado, e não governamentais, com intuito de disponibilizar o peixe com preços mais justos, além de fortalecer essa cadeia produtiva.

O secretário reforça ainda que o consumidor tem a garantia de adquirir em todos os nove pontos de comercialização, produtos dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, inspecionados pelo município, estado ou federação.

Confira os pontos de venda, dia e horário de funcionamento:

- Dia 05 de abril, das 8h às 18h

Feira da Agricultura Familiar, na Prefeitura Municipal de Várzea Grande – Paço Couto Magalhães – Avenida Castelo Branco – região centro sul.

- Dias 05 e 06 de abril, das 8h às 18h

- Dia 07 de abril das 07h às 12h