A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Gestão Fazendária, realiza Audiência Pública, no próximo dia 26, sexta-feira, a partir das 9h40, para apresentação dos demonstrativos do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2023, ou seja, divulgação do balanço de Gestão Financeira referente aos meses de janeiro a abril deste ano.

A Audiência Pública segue no formato online, no endereço do YouTube do Município de Várzea Grande.

Nesse relatório estará discriminado todo o orçamento geral, congregando a administração direta e indireta – considerando a receita - receita estimada x receita arrecadada, a despesa - despesa prevista x despesa empenhada, despesa liquidada x despesa paga e ainda as despesas com pessoal, educação e saúde, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano e as comparações em relação ao mesmo período do ano passado.

A demonstração dos números em audiência pública atende ao disposto no art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/2000 e as informações municiam órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A audiência, mais do que um rito constitucional, é um momento no qual o poder Executivo expõe, de forma transparente, onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos arrecadados por meio do recolhimento dos impostos de cada cidadão. Mais que um rito, a prestação de contas está aí, pela cidade. A população anda e vê os benefícios prontos ou chegando próximos de suas casas, seja no recape, no tapa-buraco, em uma reforma de unidade de saúde”, argumenta o prefeito Kalil Baracat.

A secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, reforçou a importância de o cidadão participar da audiência. “É uma prestação de contas sim. E, por meio dela, os munícipes podem compreender melhor a dinâmica da aplicação dos recursos públicos, como zelamos pela sua boa e correta aplicação. Estamos em meio a uma crise econômica e sanitária, que não sabemos quanto tempo vai durar e muito menos o tamanho de seus impactos. A receita apontou trajetória de queda, a partir de abril, e é importante que toda a população tenha ciência desse novo cenário que estamos e vamos vivenciar ao longo de 2022”, pontuou a secretária.

SERVIÇO

O QUE: Apresentação do balanço de Gestão Financeira referente ao primeiro quadrimestre de 2023

QUANDO: Dia 26 de maio (Sexta-feira).

HORÁRIO: A partir das 9h30.

ONDE: Canal oficial da Prefeitura de Várzea Grande no Youtube.