No mês de aniversário de 156 anos da cidade de Várzea Grande, uma celebração especial marcou a data e encheu de emoção o coração de 700 famílias de moradores da cidade. Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado de Mato Grosso, os residentes de 17 diferentes bairros tiveram o sonho da propriedade definitiva realizado com a entrega de títulos de escritura de imóveis.

A solenidade de entrega foi um marco na história do município unindo Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Várzea Grande e Câmara de Vereadores, demonstrando o comprometimento das autoridades em promover a segurança jurídica e a dignidade dos cidadãos. A cerimônia foi realizada em um clima de entusiasmo e gratidão, com os moradores expressando sua felicidade e alívio ao receberem a documentação que atesta a posse legítima de seus lares.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat e o governador Mauro Mendes, juntamente com autoridades estaduais presentes, reforçaram o compromisso de seu governo em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos munícipes. "Primeiro quero agradecer o Governo de Mato Grosso, na pessoa do presidente do Intermat, Francisco Serafim por esses títulos que dão cidadania, dignidade aos mutuários que recebem. Destacamos também a parceria muito boa que temos com o Governo do Estado. E é um presente que o governador Mauro Mendes junto com a Prefeitura entrega aos cidadãos várzea-grandenses que é o título que garante a propriedade, a cidadania desses trabalhadores que têm agora esse documento registrado em cartório. Celebramos não apenas o aniversário de nossa querida cidade, mas também a realização de sonhos. Essa parceria entre Várzea Grande e o Governo do Estado reflete nosso comprometimento em trazer segurança e dignidade para as famílias de Várzea Grande", afirmou o prefeito.

Kalil Baracat também destacou que o Governo já repassou ao município por convênio entre as secretarias de educação recursos para a reforma completa da EMEB Heroclito Leôncio Monteiro, que era uma unidade estadual e agora foi repassada ao município e onde ocorreu a entrega de títulos. “Será uma reforma completa inclusive com mobília desta unidade de educação municipal. O dinheiro já está na conta, a obra já foi licitada e terá início em no máximo 30 dias. Os alunos desta EMEB serão transferidos temporariamente para um prédio locado enquanto a obra ocorrer. Importante ressaltar que o governador Mauro Mendes sempre esteve próximo da nossa administração e acredita no nosso governo prova disso são os investimentos em todas as áreas de Várzea Grande”.

O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, lembrou em sua fala que o Governo possui diversas ações em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande e que na sua opinião Kalil Baracat tem sido um grande prefeito. “Ele tem feito um trabalho estruturante na cidade. Vamos resolver juntos, mas principalmente com a atuação dele o problema de abastecimento de água. Na regularização fundiária vamos avançar mais ainda até o final do nosso mandato. Também podemos citar investimentos em saúde, educação e asfalto”, pontuou o governador.

O deputado estadual Fabio Tardin, representou a presidente em Exercício da Assembleia Legislativa, Janaína Riva. Ele lembrou que vive em Várzea Grande há mais de 20 anos, foi vereador no município e destacou que a entrega dos documentos representa mais do que um pedaço de papel. “Para muitos, é a garantia de um lar seguro, um passo importante para a conquista de uma vida digna. Ao receberem as escrituras, os moradores podem vislumbrar um futuro mais estável e promissor, onde poderão investir em suas casas, construir memórias e estabelecer raízes ainda mais profundas na comunidade que os acolhe”.

Presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Francisco Serafim, detalhou que foram entregues 700 escrituras definitivas para 700 famílias, sendo 120 realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande e 580 pelo Intermat. Também lembrou que já possui empresa contratada para entregar ao menos 15 mil títulos em todo o Estado. “Essa entrega é fruto de um trabalho forte e responsável da equipe de servidores do Intermat em parceria com servidores da prefeitura. Temos os apoiadores a exemplo do deputado estadual Eduardo Botelho que através da Assembleia Legislativa tem dado um suporte muito grande, inclusive com a transferência de recursos para que possamos manter esse trabalho”, afiançou.

MORADORES - A entrega foi realizada na “Escola Municipal de Educação Básica Heroclito Leôncio Monteiro” e, desde o final da tarde, as ruas próximas ao local estavam tomadas pela expectativa e pela alegria contagiante. Famílias inteiras se reuniram para presenciar esse momento histórico. Entre sorrisos e lágrimas de emoção, os moradores foram chamados ao palco, um por um, para receber das mãos das autoridades os títulos definitivos de propriedade.

Os depoimentos dos moradores refletem a importância dessa conquista. Benedito da Silva, residente no bairro Asa Bela há 30 anos afirmou que agora pode dizer que a casa pertence a ele. “Antes não era, hoje é minha. Apesar de eu ter construído com minhas próprias mãos a casa e ter vivido toda a minha vida ali faltava esse documento”.

Dona Maria de Almeida, moradora da Asa Bela há 26 anos, não conteve as lágrimas ao receber sua escritura: "Eu nunca pensei que esse dia chegaria. Agora eu posso dizer que este lugar é verdadeiramente meu lar, onde criei meus filhos e construí minha vida. Estou muito grata por essa oportunidade".

Malvina de Oliveira residente no bairro Novo Mato Grosso, antigo 13 de Setembro, afirmou que o título de propriedade da sua casa “representa o esforço, a espera e a paciência que tivemos. É gratificante, essa é a palavra”, disse emocionada.

A entrega dos títulos definitivos de propriedade é um passo fundamental no desenvolvimento e no fortalecimento da cidade. Além de proporcionar segurança jurídica, a medida contribui para a valorização dos imóveis, estimula a economia local e gera um sentimento de pertencimento nas comunidades. A iniciativa conjunta entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso reforça o compromisso das autoridades com o bem-estar da população e a construção de um futuro mais próspero.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação de Várzea Grande, Ricardo Azevedo Araújo pontuou que a entrega das escrituras no mês de aniversário de Várzea Grande simbolizou muito mais do que documentos legais: “Representou a realização de sonhos e o fortalecimento dos laços entre a comunidade e suas autoridades. É um momento de celebração e de esperança, onde a segurança e a estabilidade se tornam realidade para centenas de famílias. Que esse seja apenas o começo de uma trajetória de sucesso e crescimento para Várzea Grande e todos os seus moradores”, declarou.

Ricardo também lembrou que os moradores de bairros contemplados com a regularização fundiária e que ainda não receberam sua escritura, podem procurar a sede da secretaria de segunda a sexta-feira, em horário comercial, localizada na Avenida FEB, Bairro Ponte Nova, nº 2138, e verificar quais documentos precisam ser providenciados para a confecção da escritura e demais orientações.