Moradores do bairro Gonçalo Botelho, em Várzea Grande, foram contemplados com a primeira etapa de pavimentação. O prefeito Kalil Baracat entregou, trecho de 1,3 quilômetros de asfalto novo à comunidade. A obra, que demandou R$ 1,3 milhão, integra e concluiu o ‘pacote asfalto’ da programação dos 156 anos da cidade, que somente em asfalto novo entregou o equivalente a R$ 12,8 milhões.

Ao longo de todo o mês de maio, com entregas, reformas, revitalizações, reconstruções e inaugurações, a gestão Kalil Baracat aplicou R$ 115 milhões entre recursos próprios, convênios, emendas e repasses.

A pavimentação desta primeira etapa contempla rede de abastecimento de água, drenagem, meio-fio e sarjetas. Ao oficializar a entrega, o prefeito Kalil Baracat garantiu aos moradores do Gonçalo Botelho entregar, ainda este ano, a segunda etapa de pavimentação do bairro. “Sei que esse asfalto era aguardado por todos vocês. Já licitamos a segunda etapa que vai finalizar o bairro inteiro. Serão mais 2 quilômetros a serem feitos e queremos entregar ainda este ano”.

O gestor ainda pontuou que a conclusão desta importante obra representa um marco para a localidade e traz benefícios significativos tanto para a qualidade de vida da população quanto para a valorização imobiliária e urbanística da cidade.

“A pavimentação asfáltica é uma conquista que transforma a realidade do bairro Gonçalo Botelho a partir de agora, proporcionando melhorias fundamentais para a comunidade local. Anteriormente, os moradores enfrentavam dificuldades de acesso e conviviam com problemas recorrentes como poeira, lama e buracos, que traziam desconfortos e prejuízos para a saúde e a mobilidade. Com a implantação do asfalto, a vida dos moradores do bairro ganha uma nova perspectiva. A mobilidade urbana é otimizada, facilitando o acesso aos serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e comércios. Além disso, a segurança no trânsito é incrementada, reduzindo riscos de acidentes e melhorando a circulação de veículos e pedestres.

Vereador que indicou a obra de pavimentação, Carlos Figueiredo, lembrou que a demanda do bairro era antiga e confirmou as palavras do Chefe do Executivo Municipal. “Com a melhoria da infraestrutura local, os imóveis da região tendem a se valorizar, atraindo novos investidores e impulsionando o crescimento econômico. Além disso, a urbanização do bairro traz um aspecto estético mais agradável, promovendo uma maior satisfação dos moradores e visitantes”.

Segundo o secretário de Viação e Obras de Várzea Grande, Luís Celso de Moraes, a obra é resultado de um planejamento estratégico e esforços conjuntos do poder público e da comunidade. "A pavimentação asfáltica do bairro Gonçalo Botelho é uma conquista para todos. Estamos comprometidos em proporcionar melhorias significativas para a cidade, investindo em infraestrutura e garantindo mais qualidade de vida à população. Temos obras de pavimentação por toda Várzea Grande", disse.

A POPULAÇÃO - A inauguração da pavimentação asfáltica no bairro Gonçalo Botelho representa um importante passo para o desenvolvimento urbano de Várzea Grande. A valorização imobiliária, a melhoria da mobilidade e a qualidade de vida dos moradores são fatores-chave para o crescimento e o bem-estar da comunidade como um todo.

“Com essa conquista, o prefeito demonstra seu compromisso em investir no progresso e no bem-estar de seus cidadãos. A pavimentação asfáltica no bairro Gonçalo Botelho é mais do que uma simples obra, é a concretização de um sonho nosso aqui, pois a comunidade agora desfruta dos benefícios de uma infraestrutura urbana mais adequada, impactando positivamente a qualidade de vida e a valorização como um todo, só temos a agradecer”, declarou o presidente do bairro, Valdevino Alves dos Santos, morador há 35 anos da localidade.

Regina da Silva, moradora há 15 anos do bairro, e Osmerindo da Conceição Costa, residente há nove anos, também comemoraram o asfalto novo, enfatizando o fim da poeira e da lama. “Tenho um comércio aqui na rua principal, uma barbearia, e não sei quantificar o quanto estou grato. Achávamos que nunca isso ia acontecer. A poeira e a lama ficaram no passado”, comemorou o pequeno empresário.

RECURSOS – A pavimentação do Gonçalo Botelho foi realizada com recursos oriundos do Finisa - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público – que foi firmado no ano passado entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal graças à capacidade de pagamento do Município e a severidade com que os recursos públicos são geridos na atual gestão.

Por meio da linha de financiamento é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros. O financiamento contribui para a melhoria das condições de vida da população, proporcionando a geração de empregos e renda.