Projeto promoveu conscientização sobre direitos humanos e equidade de gênero em escolas de Várzea Grande  impactando mais de 6 mil famílias, semeando paz e amor para um futuro igualitário

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer concluiu, na manhã de quarta-feira, 13, as atividades do ano de 2023 do Programa Plantando Lírios nas escolas da rede municipal de Várzea Grande. A cerimônia de encerramento teve lugar no Anexo II da Smecel e contou com a ilustre presença da primeira-dama de Várzea Grande e promotora de  Justiça, Kika Dorilêo Baracat.

Maria Alice Barros, subsecretária que representou o secretário Silvio Fidelis durante a cerimônia, destacou a importância do projeto Plantando Lírios, concebido para dar efetividade à lei 14.164/21. Essa legislação propõe o destaque nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino, para conteúdos relativos aos direitos humanos, equidade de gênero, classe e raça/etnia, além de abordar o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

O projeto concentra seus esforços na prevenção da violência contra meninas e mulheres, promovendo a paz e o amor por meio de rodas de conversas sobre a temática da não violência contra as mulheres. A abordagem é feita de maneira acolhedora e intersetorial, envolvendo diversos profissionais, incluindo educadoras, psicólogas e assistentes sociais, utilizando uma linguagem pacífica ao interagir com os alunos.

A 1ª dama Kika Dorilêo Baracat, presente na cerimônia, ressaltou a relevância do programa. "Estamos construindo um futuro mais justo e igualitário para as nossas crianças e jovens, promovendo a conscientização e a prevenção da violência", afirmou.

A subsecretária Maria Alice Barros compartilhou os resultados do ano de 2023, revelando que as ações foram implementadas em 26 escolas municipais e 23 escolas estaduais. Após as rodas de conversas e acolhimentos, os alunos produziram redações sobre o tema abordado. As 10 melhores redações de cada escola foram enviadas à LÍRIOS, que, posteriormente, selecionou as 15 melhores do município e as 15 melhores do estado para publicação.

O Projeto Plantando Lírios teve início em 11 de maio de 2023 na rede municipal de educação e encerrou em 20 de julho de 2023. Durante esse período, foram realizadas palestras para 2.627 alunos. Posteriormente, 248 alunos foram ouvidos individualmente por psicólogas, e 43 foram encaminhados para instituições a fim de receber acompanhamento psicológico.

A extensão do projeto alcançou também a rede estadual de educação, iniciando em 11 de maio de 2023 e concluindo em 05 de outubro de 2023. Foram palestrados para 3.421 alunos, sendo que 205 foram ouvidos individualmente por psicólogas e 95 foram encaminhados para instituições para acompanhamento psicológico. O Projeto Plantando Lírios impactou diretamente 6.048 famílias e aproximadamente 30.240 famílias indiretamente.