O ano letivo de 2024 teve início nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Várzea Grande. A acolhida dos alunos ocorreu nos períodos matutino e vespertino, com a recepção dos pais, familiares e responsáveis, pelos profissionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel).

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, a volta às aulas na rede municipal de ensino ocorreu de forma tranquila e organizada. “Apenas as escolas Air Addor e Faustino Antônio da Silva irão ter suas aulas iniciadas somente no dia 19/02 em virtude da finalização das obras de reformas nas unidades” informou.

Professores, coordenadores, gestores e servidores trabalharam, juntamente com a equipe da Smecel para que tudo estivesse em ordem para o início de mais um ano letivo. “Muitas unidades tiveram a pintura renovada, mobiliário e equipamentos revisados para o início das atividades. Nossa recomendação foi para que todos os espaços internos e externos fossem limpos e higienizados para garantir mais segurança e conforto para nossos alunos” declarou Silvio.

Fidelis destacou a ampliação do número de vagas para novos alunos ofertadas para o ano letivo de 2024. “O aumento de mais de 6 mil vagas para novos alunos na rede municipal é o resultado dos investimentos que estão sendo feitos na Educação de Várzea Grande pela gestão do prefeito Kalil Baracat, nas reformas, ampliações e reestruturação de toda rede, além das novas escolas que foram construídas e entregues para a população” informou o secretário.

Em 2023, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer entregou as obras de reforma e ampliação de seis Escolas Municipais de Educação Básica: EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, EMEB Jayme Veríssimo de Campos Júnior, EMEB Alino Ferreira de Magalhães, EMEB Apolônio Frutuoso da Silva e EMEB Benedito Abraão Nassarden, além da inauguração de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil: CMEI Maria Ignês França Auad e CMEI Profª Leuby Correa da Costa Barros.

O secretário anunciou ainda a previsão da entrega das obras da reforma e ampliação da EMEB Antonia Felipa de Campos e a inauguração de um novo Centro Municipal de Educação Básica (CMEI) no Residencial Milton Figueiredo para o primeiro semestre deste ano, totalizando 93 unidades escolares quase 100% reformadas e ampliadas, num investimento na ordem de R$ 250 milhões somente na área da Educação.