O Comitê Municipal de Erradicação de Febre Aftosa e Outras Zoonoses de Várzea Grande informa aos proprietários rurais que a vacina contra a brucelose ocorre durante todo o ano, mas é preciso providenciá-la o mais rápido possível. O presidente do Comitê, o veterinário José de Arruda Filho lembra que a vacinação é obrigatória para fêmeas de três a oito meses.  


“A vacinação é feita uma única vez na vida. Por se tratar de vacina de risco, somente um veterinário, zootecnista, técnico ou pessoa qualificada é que poderá aplicá-la”, explica.


Ela ressalta que quem tiver fêmeas na idade de três a oito meses, deverá procurar o escritório do Indea ou o Comitê Municipal. “Caso contrário, corre o risco de perder a prenhes”.


Várzea Grande possui uma população bovina de cerca de 27 mil cabeças. Na semana passada, o Comitê fechou os números da vacinação contra a febre aftosa mantendo a erradicação. “Vacinamos 100% do plantel da faixa etária exigida na primeira etapa que é de zero a dois anos”, comemora José de Arruda. Ele lembra que a segunda etapa da vacinação, que abrange todos os bovinos e bubalinos ocorre em novembro.


O QUE É BRUCELOSE - A Brucelose, conhecida também como mal de Bang, febre de malta ou aborto infeccioso, é considerada uma zoonose (transmitida do animal para o homem) distribuída mundialmente, e é responsável por consideráveis perdas econômicas dentro do rebanho bovino. Ela é produzida por diversas espécies do gênero Brucella, sendo que a causadora da brucelose em bovinos é a Brucella abortus.


O curso da doença depende do estágio fisiológico do animal. Animais que não chegaram à puberdade ainda, demonstram ser mais resistentes à infecção. Caso o animal na esteja gestante, esta bactéria provavelmente infectará tecidos linfóides e glândula mamária. Quando o animal torna-se gestante, a B. abortus migrar para o útero, provocando o aborto que ocorre na primeira gestação após a infecção, sendo muito menos freqüente na segunda e rara na terceira.


SINTOMAS – Os sinais clínicos clássicos observados nos animais infectados estão relacionados a problemas reprodutivos, como: aborto no terço final da gestação, natimortos, nascimentos de bezerros fracos e corrimentos vaginais. É comum haver retenção de placenta e infertilidade temporária ou permanente. Nos machos, pode causar orquite (inflamação do testículo), conseqüentemente, levando à infertilidade no animal devido à diminuição da qualidade espermática. Podem ser observadas lesões nas glândulas mamárias e lesões articulares (bursite e artrite).

ENDEREÇO – O INDEA está localizado na Rua Cristóvão Colombo, no Jardim Imperador.

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY idAlbum DESC' at line 1