A coordenadoria da Defesa Civil em Várzea Grande alerta a população para a baixa umidade relativa do ar. Entre segunda e quarta-feira, a umidade estará na media de 20% - considerado critico. O coordenador da Defesa e comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Alonso Lemes, esclarece que o alerta esta na media e não no pique, que é o ponto mínimo.



“Estamos em nível de alerta e não há necessidade de dispensa de aulas, uma vez que no pico de menor umidade, que é no horário do meio dia as 14h, os estudantes estão em casa ou nas salas de aula”, frisa. Ele acrescenta que a Defesa Civil recomenda que as pessoas se hidratem ao máximo. As queimadas urbanas, a fumaça aumentam a sensação de calor causando problemas respiratórios.



No período noturno é indicado a utilização de bacias com água e com toalhas molhadas, aumentando a umidade. “O ideal é a utilização do umidificador de ar, que mantém a umidade num bom nível”, completa.



Segundo os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o ar seco e quente ainda predomina no centro-oeste, a baixa umidade do ar impede a formação de nuvens e a ocorrência de chuva. É necessário ter atenção neste período, pois, a umidade do ar interfere muito no estado de saúde da população, podendo agravar sérios problemas.



Os principais efeitos da baixa umidade são: secura na garganta e nos olhos, problemas respiratórios, complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, entre outros.

You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY idAlbum DESC' at line 1